Histórico da
TECNOWATT ILUMINAÇÃO LTDA



FUNDAÇÃO: 1967
LOCALIZAÇÃO: Rua Marques de Alorna - Bairro Serra - BH / Rua Ulhoa Cintra - Bairro Santa Efigênia - BH / Rua José Viola - Bairro Calafate - BH / Av.Dois, 804 - Cidade Industrial - Contagem / Rua Trajano de Araujo Viana, 1228 - Bairro Cinco - Contagem MG

A Tecnowatt iniciou suas atividades em 1967, no Bairro da Serra em Belo Horizonte, fabricando relés fotoelétricos, bases e chaves para comando de iluminação. Os fatores que contribuíram para o surgimento e projeção na Tecnowatt foi o grande desenvolvimento de eletrificação em Minas Gerais, com a CEMIG expandindo seus serviços.

Em 1969 transferiu suas instalações para o Bairro Santa Efigênia. Desenvolveu suas atividades em 1971 incorporando a PELMO LTDA, fabricante de luminárias, que se achava instalada no Bairro Calafate.

A sede própria da empresa foi instalada em 1973, à Av. Dois, 804 - Cidade Industrial, Contagem MG, ocupando uma área de 6.550m2 com uma área construída de 1.500 m2.

Em função do seu crescimento e aumento de sua participação no mercado, viu-se obrigada a ampliar suas instalações, e em 1979 transferiu-se para a área que ocupa hoje. São 48.000m2 com área construída de 9.000m2, à Rua Trajano de Araújo Vieira, 1.228 - Bairro Cinco - Contagem/MG. Possui um moderno Laboratório especializado nas áreas elétrica e fotométrica, processamento de alumínio, tratamento de superfícies, montagem, laboratório de controle de qualidade e almoxarifados. Conta com a força de trabalho de uma média de 160 funcionários, incluindo engenheiros e especialistas técnicos, equipes de vendas com vendedores altamente profissionais e representantes independentes cobrindo todo o Brasil e exterior.

Desde sua fundação a Tecnowatt destacou-se como pioneira no desenvolvimento e lançamento de produtos, atingindo todo o mercado nacional e exportando para 15 países, inclusive Estados Unidos e Emirados Àrabes.

Os primeiros produtos lançados pela empresa obtiveram grande sucesso. A Luminária IP 20 IS para iluminação pública de vias secundárias, é o atual padrão brasileiro com vendas em 10 países e o Relé fotoelétrico 6702/03 para comando de iluminação pública é também o atual padrão ABNT, sendo o primeiro relé intercambiável brasileiro e é exportado para 15 países.

Em 1986, depois de três anos de pesquisa própria, incluindo tecnologia e processo físico/químico desenvolvido pela Tecnowatt, foram lançadas as Fotocélulas de Sulfeto de Cádmo (semi condutor sensível a luz), que são utilizadas especialmente nos relés fotoelétricos. Com este lançamento a Tecnowatt se tornou o primeiro fabricante deste tipo de material na América Latina.

A Tecnowatt Iluminação Ltda soma hoje trinta anos de tecnologia em sistemas de iluminação, desenvolvendo e comercializando luminárias de iluminação pública, industrial, projetores, fotocontroles, chaves de comando para iluminação e componentes eletrônicos.

É líder no Brasil em sistemas de iluminação e controles fotoelétricos, destacando-se por sua capacidade técnica, desenvolvendo, fabricando e comercializando, no Brasil e nos mercados externos, produtos de iluminação atuais e com excelente qualidade. Estando constantemente voltada para a modernização de seus processos gerenciais e produtivos, visando assegurar sua competitividade e a satisfação de seus clientes.

RETORNO