MUNDO

A década começa sob o signo da Grande Depressão provocada pela quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, constituindo a pior recessão econômica do século 20. Em 1933, o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt, implanta um ambicioso programa de recuperação batizado de New Deal. Os anos de incerteza alimentam movimentos totalitários que começam a eclodir na Europa.

 

BRASIL

No Brasil, a Revolução de 30, sob a liderança de Getúlio Vargas, derruba a República Velha e coloca em cena novas forças políticas e econômicas. O Brasil promulga a Constituição de 1934. Em 1937, Getúlio instaura o Estado Novo, iniciando um longo período autoritário.

 

FIEMG

1933 - Os industriais mineiros liderados pelos empresários Euvaldo Lodi, Américo Renê Giannetti e Alvimar Carneiro de Rezende fundam a Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG.

1934 - A FIEMG participa da Assembleia Nacional Constituinte.

1937 - Entra em operação a Usina de Monlevade, da Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira.

1938 - Nasce a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Como primeiro presidente, o mineiro Euvaldo Lodi, um dos fundadores da FIEMG.

Euvaldo Lodi

Américo René Giannetti

Alvimar Caneiro de Rezende

Minuto da História – 1930

MUNDO

A década foi marcada pela 2ª Guerra Mundial, maior conflito da história da humanidade (1939/1945). No pós-guerra foram criados a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Em 1948 é criado o Estado de Israel e em 1949 é proclamada a República Popular da China, com o líder comunista Mao Tse-Tung.

 

BRASIL

Os anos 40 projetam a figura de Getúlio Vargas, que instituiu o salário mínimo em 1940 e promulgou a CLT em 1943. No Brasil redemocratizado de 1945, ventos progressistas varrem o país. Juscelino Kubitschek torna-se prefeito de Belo Horizonte e inicia sua meteórica trajetória política, realizando obras modernas como o Conjunto da Pampulha.

 

FIEMG

1941 - Tem início a Construção do Parque Industrial de Contagem.

1942 - É criada a Cia. Vale do Rio Doce.

1942 - É criado o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

          - É instalada, em Minas Gerais, a primeira unidade do SENAI.

- O Governo de Minas inova com o Plano de Recuperação Econômica e Fomento da Produção, considerada a primeira experiência de planejamento da América Latina.

- É realizada a Primeira Reunião das Classes Produtoras de MG.

1946 - É criado o Serviço Social da Indústria – SESI.

1947 - É instalada, em Minas Gerais, a primeira unidade do SESI.

1948 - Criado o Departamento de Estudos Econômicos da FIEMG.

1949 - Criação do Centro das Indústrias do Estado de Minas Gerais – CIEMG.

Minuto da História – 1940

MUNDO

Os “anos dourados” foram marcados por avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. A vacina de poliomielite surge em 1955 e os russos, em 1957, lançam o primeiro satélite fabricado pelo homem. 1959 marca o início da Revolução Cubana, sob a liderança de Fidel Castro.

 

BRASIL

Início da década com Getúlio Vargas como presidente. JK assume o Governo de Minas em 1951 com o Binômio Energia e Transportes. Getúlio cria a Petrobras em 1953 e, no ano seguinte, deixa a vida e entra para a história. Eleito presidente em 1955, JK faz o Brasil crescer embalado pela trilha sonora da Bossa Nova. Em 1958, o Brasil torna-se campeão mundial de futebol pela primeira vez, revelando Pelé ao mundo.

FIEMG

1952 - Instalação da Mannesmann.

- É criada a CEMIG, por determinação de JK.

1953 - A FIEMG ocupa sua primeira sede própria, à Rua Curitiba, 835.

- A entidade promove a Mesa-Redonda da Cidade Industrial, que alavancou o desenvolvimento do polo industrial.

- Participação na Primeira Reunião Plenária da Indústria, em São Paulo.

1956 -  A FIEMG participa da organização e fundação da USIMINAS.

1957 - Criação do Dia da Indústria.

1958 - É realizada a Conferência Internacional de Investimentos em BH.

- A FIEMG apoia a criação da CASEMG e da CAMIG.

Sede FIEMG na Rua Curitiba (BH) – 1953

Minuto da História – 1950

Presidente Fábio de Araújo Motta assina Ata de Instalação do Instituto Euvaldo Lodi / IEL em MG –1969

MUNDO

Os anos 60 começam animadores. O homem vai pela primeira vez ao espaço em 1961 e os Beatles aparecem para emocionar a juventude. A década vê surgir o feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. Nem tudo são flores. O mundo se assusta com o assassinato de Kennedy, a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã. Em 1969 é possível sonhar grande, quando o homem pisou na lua.

 

BRASIL

Os brasileiros iniciam a década com a inauguração de sua moderna capital, Brasília. O país vive forte crise política e econômica. Jânio Quadros renuncia em 1961. Em 1964, o movimento militar depõe o presidente João Goulart e inaugura um longo período de autoritarismo na política.

 

FIEMG

1960 - A FIEMG passa a outorgar a Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque.

- Nessa década a FIEMG participa de campanhas vitoriosas como a que resultou na construção da BR-262 e outras que resultaram na criação de importantes instituições de apoio ao setor industrial mineiro como: Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais – INDI, Companhia de Distritos Industriais – CDI e da Fundação João Pinheiro.

1962 - Criação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.

1968 - A FIEMG muda de endereço, instalando-se na Av. Carandaí, 1115.

- Criação do INDI – Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais e da Companhia de Distritos Industriais – CDI.

- Criação da Açominas e inauguração da REGAP – Refinaria Gabriel Passos, da Petrobras com o apoio da FIEMG.

1969 - Criação da Fundação João Pinheiro.

- É instalado em Minas Gerais o Departamento Regional do Instituto Euvaldo Lodi – IEL.

Minuto da História – 1960

MUNDO

O mundo explode em crises e revoluções. Em 1973, a economia mundial entra em recessão com a crise do petróleo e um golpe militar no Chile derruba o governo de Salvador Allende. Os EUA saem derrotados do Vietnã. O caso Watergate provoca a renúncia do presidente Nixon, em 1974. Nesse mesmo ano, a Revolução dos Cravos acaba com o regime militar em Portugal. Em 1979, é a vez da Revolução Iraniana.

 

BRASIL

Os anos 70 começam com a seleção canarinho tricampeã de futebol, no México, para alegria de 90 milhões de brasileiros. O país celebra o Milagre Brasileiro, com bons números por toda parte. Pela primeira vez, o país se coloca entre as 10 maiores economias do mundo. Estamos no auge da repressão política, com censura à imprensa e atos violentos contra a oposição. Em 1979 assume o último presidente militar, o general João Baptista Figueiredo.

 

FIEMG

1970 - Criação do Escritório de Representação da FIEMG em Brasília.

1973 - Em 14 de março, com apoio da FIEMG, foi assinado o protocolo de intenções para implantação da Fiat em Minas.

1976 - Inaugurada, em Betim, a fábrica da Fiat Automóveis do Brasil.

- Foi instituído o título de “Industrial do Ano”, ao prêmio "Mérito Industrial" concedido aos industriais de destaque por ocasião das comemorações da Semana da Indústria.

Minuto da História – 1970

MUNDO

No início da década, em 1980, havia tristeza com o assassinato de John Lennon. Em 1989 cai o Muro de Berlim. E, neste mesmo ano a União Soviética retira-se do Afeganistão. O mundo celebra o fim da Guerra Fria.

 

BRASIL

A década é marcada pelo processo de redemocratização do país. Em 1980 é fundado o Partido dos Trabalhadores. O Atentado do Riocentro, em 1981, é o último ato dos setores militares radicais. Em 1984 a campanha das Diretas Já mobiliza o país. Em 1985, eleito presidente, Tancredo Neves morre às vésperas de assumir. José Sarney toma posse. É o fim da ditadura militar. A Assembleia Nacional Constituinte promulga a Constituição Cidadã, em 1988. Os planos de combate à inflação fracassam, as tensões econômicas e sociais tomam o país. Sob forte clima emocional, as eleições presidenciais de 1989 são disputadas pelo voto direto entre Collor e Lula.

 

FIEMG

1984 - Foi criado o Pró-Memória, no SESI e na FIEMG.

1986 - Tem início a política de interiorização da FIEMG.

- Criada a Orquestra de Câmara Carlos Vaz de Carvalho.

1989 - A FIEMG realiza Seminários Internacionais sobre Desestatização e Privatização.

- Inauguração da nova sede da FIEMG, na Av. do Contorno, 4520, na solenidade de posse de José Alencar Gomes da Silva.

Minuto da História – 1980

MUNDO

Colapso da União Soviética em 1991. Nelson Mandela é eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. Nesse mesmo ano, em 1º de maio, durante uma prova em Ímola, morre Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.

 

BRASIL

Collor torna-se o primeiro presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime autoritário. Dois anos depois o Congresso aprova o impeachment do presidente. Toma posse o mineiro Itamar Franco, que lança o plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real. Fernando Henrique Cardoso, em dois mandatos (1994 e 1998) privatiza a Vale do Rio Doce e o Sistema Telebras. O país desfruta de estabilidade econômica.

 

FIEMG

1990 - A FIEMG inaugura o Centro de Cultura Nansen Araujo.

1991 - Tem início a implantação do programa Ação Global.

1995 - Realização do Iº Seminário de Sindicatos Patronais.

- Foi promovida a integração organizacional das entidades do Sistema FIEMG.

1996 - É inaugurado o Minas Trade Center.

1997 - A FIEMG promove e sedia eventos como a Cúpula das Américas.

- A FIEMG torna-se a primeira entidade de classe a conquistar o certificado ISO 9002 no país.

- Lançamento do Projeto Forte para ampliar e facilitar negócios.

1999 - Criado o Instituto Estrada Real.

Minuto da História – 1990

MUNDO

O terror assombra o mundo. Em 2001, atentado terrorista ao World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, mata 2.973 pessoas. Começa a caçada a Bin Laden, que só terminaria 10 anos depois. Em 2009, Barack Obama toma posse como Presidente dos Estados Unidos, sendo o primeiro negro a ocupar esse cargo.

 

BRASIL

A década foi de crescimento econômico para o Brasil, alicerçado pela estabilidade do Plano Real e a continuidade da política econômica do governo Lula, eleito em 2002 e reeleito em 2006. Em Minas, eleito Governador do Estado em 2002, Aécio Neves implementa o Choque de Gestão. É a década do PT no comando nacional. Em 2010, Dilma Roussef torna-se a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. As políticas sociais implementadas fazem emergir uma nova classe média no país.

 

FIEMG

2000 - Parceria entre a FIEMG e a Assembleia Legislativa e Governo de Minas na implementação do Código de Defesa do Contribuinte de Minas.

2003 - Lançamento do Programa Estrada Real, em São João del-Rei. No ano seguinte, a “Estrada Real” foi tema da escola de samba Mangueira.

2004 - Minas Gerais sedia a Olimpíada Nacional do Conhecimento/SENAI, e recebe visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2006 - Lançamento do Programa Escola Móvel SESI/SENAI, uma escola itinerante que percorre todo o estado de Minas Gerais levando oportunidade de capacitação para os cidadãos mineiros, de forma rápida e descomplicada, com o objetivo de formar mão de obra para a indústria e propiciar meios de geração de renda.

2007 - Fundado o Instituto Minas Pela Paz, iniciativa da FIEMG e do Conselho Estratégico, em parceria com o governo do estado.

Minuto da História – 2000

Assista todos vídeos das décadas de 1930 a 2000

MUNDO

A crise econômica mundial atinge a Europa e chega até aos Estados Unidos. Uma onda migratória leva milhares de refugiados a buscarem refúgio nos países da União Europeia. A Primavera Árabe e o Estado Islâmico se tornam os assuntos mais comentados e difundidos, não só por sua importância histórica como pela popularização dos dispositivos móveis como smartphones e tablets que passaram a facilitar a comunicação no mundo.

Em 2016, o apresentador de um reality americano, Donald Trump, aos 70 anos de idade, toma posse da presidência dos Estados Unidos.

 

BRASIL

Desde 2012, com a desvalorização da moeda nacional, a economia brasileira passou a dar sinais de que era preciso ficar atento às condições do desempenho econômico, de infraestrutura e da eficiência dos programas desenvolvidos. O Brasil entra em uma fase onde se destacam a crise hídrica e energética, queda dos investimentos, elevação da inflação e do desemprego.

Em 2016, um fator político movimenta ainda mais a economia brasileira: O impeachment da Presidente Dilma Rousseff, o segundo da história do país.

 

FIEMG

2010 - Lançamento do programa Minas Sustentável, criado para ajudar a indústria mineira a adotar processos produtivos mais sustentáveis e produzir com mais qualidade, respeitando o meio ambiente e apoiando o desenvolvimento social. Uma nova filosofia de gestão, que alia processos produtivos baseados na otimização de resultados econômicos, ambientais e sociais.

2011 –  A FIEMG se comove com o falecimento do ex-vice-presidente do Brasil, ex-presidente e Presidente de Honra da FIEMG, José Alencar Gomes da Silva, no dia 29 de março de 2011.

–  Assinado convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado de MG – CETEC e o SENAI MG para atendimento ao setor industrial e empresarial através do desenvolvimento tecnológico.

– O Dia da Indústria é comemorado com a entrega da Medalha do Mérito Industrial a 36 empresários e consagra como, Industrial do Ano, o ex-presidente da FIEMG e atual presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

– Lançamento do Projeto Rotas para o Futuro, com apoio do Sebrae Minas, que abordou temas relevantes para o fortalecimento da indústria mineira, entre eles, Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e o eSocial. Foram realizadas palestras em municípios das Regionais FIEMG. A sexta e última edição ocorreu em 2016.

2012 – Início das atividades do Projeto ViraVida na cidade de Contagem e Região metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto criado pelo Departamento Nacional do SESI transformou positivamente a vida de jovens em situação de risco, abrindo oportunidade para a formação profissional.

– FIEMG participa, junto com outras instituições, como parceira do Governo de Minas no lançado do Programa de Agregação de Valor ao Produto Mineiro – ProValor. O objetivo é identificar as principais cadeias produtivas do estado para alavancar o desenvolvimento.

2013 – FIEMG comemora 80 anos de fundação, reafirmando seu compromisso na construção de uma indústria competitiva e sustentável.

– Sistema FIEMG lança o Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região do estado de Minas Gerais.

– Lançamento do Programa de qualificação profissional Futuros Engenheiros, que permite aos estudantes desenvolver suas competências técnicas e habilidades comportamentais, aliando conhecimentos teóricos, práticos e simular a rotina de trabalho na indústria.

2014 – Foi reeleito, por unanimidade de votos, o presidente Olavo Machado Junior para a gestão 2014-2018.

– Minas Gerais sedia a Olimpíada do Conhecimento – Cerca de 800 jovens de todo o Brasil participaram, em Belo Horizonte, da maior competição de educação profissional das Américas.

– O clássico da Orquestra de Câmara SESIMINAS se uniu ao pop da banda Skank na turnê “FIEMG 80 anos”, que se apresentou em Belo Horizonte e nas 10 regionais do Sistema FIEMG.

– Minas conquista o 1º lugar na Olimpíada do Conhecimento Nacional.

2015 – FIEMG lidera grupo de entidades que firmam o Pacto de Minas Pelas Águas – documento entregue ao governador do Estado, Fernando Pimentel, que tem o objetivo de unir competências visando o uso racional dos recursos hídrico.

– A turnê “A Força de Quem Faz”, que uniu a Orquestra de Câmara SESIMINAS e a banda Jota Quest, percorreu 10 regionais do Sistema FIEMG, com encerramento em Belo Horizonte.

– SENAI Minas Gerais leva para a WorldSkills, realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, 13 participantes. Brasil é consagrado campeão da competição internacional de profissões.

– Lançamento do Programa Engenheiro Empreendedor, com o objetivo de desenvolver comportamentos e atitudes empreendedoras em estudantes e recém-graduados dos cursos de Engenharia e áreas afins (Arquitetura, Design, Administração, Sistema da Informação, Ciência da Computação).

2016 – Sistema FIEMG inaugura o Instituto SESI de Inovação em Ergonomia, preparado para reduzir as inadequações ergonômicas no processo industrial e seu impacto negativo na saúde dos trabalhadores e na produtividade das empresas.

– Lançamento do Laboratório Aberto SENAI, um espaço de trabalho colaborativo para o desenvolvimento de produtos, processos e negócios.

– Lançamento do FIEMG Lab, uma aceleradora de empresas de base tecnológica e startups.

– Lançamento do Expand – Programa de Negócios Internacionais da FIEMG, que chega para promover a internacionalização da indústria mineira, oferecendo serviços e produtos para que as indústrias e os investidores possam fazer negócios dentro e fora do Brasil.

Minuto da História – 2010

Vídeo comemorativo aos 80 anos da FIEMG – 2013

Turnê "FIEMG 80 anos" – Orquestra de Câmara SESIMINAS e Skank – 2014

Turnê a “Força de Quem Faz” – Orquestra de Câmara SESIMINAS e Jota Quest – 2015

Campanha Dia da Indústria 2017

ASSISTA TODOS FILMES DA CAMPANHA DIA DA INDÚSTRIA 2017

Aqui você conheceu, de forma resumida, um pouco da história da Federação das Indústrias de Minas Gerais e da industrialização de nosso estado. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pela FIEMG, acompanhe nossas novidades no portal www.fiemg.com.br.

 

Os dados históricos da Linha de Tempo da FIEMG foram coletados pela equipe de pesquisadores do Centro de Memória do Sistema FIEMG e da Superintendência de Comunicação. Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Centro de Memória, acesse: www.teatrosesiminas.com.br.

1930

1940

1950

1960

1970

1980

1990

2000

2010