Transparência SENAI

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades no estado ou enviar um e-mail.
Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos?
As inscrições para os cursos técnicos do SENAI devem ser feitas no site www.senaimg.com.br. Os candidatos serão matriculados, por ordem cronológica de efetivação da inscrição, mediante pagamento do boleto gerado pelo site de inscrição, dentro do limite de vagas oferecidas para o curso. O candidato deve estar matriculado ou ser concluinte do Ensino Médio, no ensino regular ou EJA – Educação de Jovens e Adultos (Nível Médio) ou ter sido aprovado parcialmente no Exame de Massa de Nível Médio.
O que é preciso para realizar a matrícula nos cursos do SENAI?
Os documentos básicos são RG, CPF e comprovante de residência. Porém ainda é preciso verificar a exigência de outros documentos necessários à comprovação do atendimento de pré-requisitos para matrícula no curso desejado.
Quais são as formas e condições de pagamento dos cursos do SENAI?
O pagamento dos cursos pode se dar à vista ou parcelado no boleto bancário ou no cartão de crédito, sendo que a quantidade de parcelas varia de acordo com a carga horária do respectivo curso.
Como faço para concorrer às vagas dos Cursos de Aprendizagem Industrial?
O SENAI oferece Cursos de Aprendizagem para a faixa etária de 14 e 24, qualificando os jovens para atuarem na indústria, que podem ser contratados durante a realização do curso pleiteado. O SENAI divulga as vagas abertas à comunidade através da mídia ou do site www.senaimg.com.br. Para ingressar em qualquer um dos cursos de Aprendizagem Industrial oferecido pelo SENAI, é necessário realizar a inscrição e se submeter a um processo seletivo com aplicação de provas. No edital de seleção, divulgado através do site acima e afixado nos murais das Unidades, constam todos os detalhes do curso e do processo de seleção.
Perdi meu certificado. É possível obter uma segunda via?
Sim. Basta se dirigir à Unidade na qual realizou o curso e preencher o requerimento de solicitação da 2ª via do documento. Será necessário também informar alguns dados cadastrais, como: nome do curso, ano de conclusão, duração e turno. Esse serviço tem taxa de pagamento.
O SENAI oferece cursos nos fins de semana?
Apenas se for necessário, com o objetivo de cumprir a carga horária estabelecida para o curso e os dias úteis não forem suficientes.
O SENAI oferece cursos à distância?
Além dos cursos presenciais, o SENAI MG, atendendo a demanda crescente de profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos, disponibiliza alguns cursos na metodologia à distância (online). Com esse método de aprendizado, o profissional pode estudar onde e no horário que for mais conveniente sem prejudicar outras atividades. Acesse a página de cursos EAD http://www.fiemg.com.br/ead/ e confira.
Como faço para concorrer a uma das vagas para trabalhar no SENAI?
Os interessados em compor o quadro de colaboradores do Sistema FIEMG (FIEMG, CIEMG, SESI, SENAI e IEL) deverão acessar a página de https://jobs.i-hunter.com/fiemg/ e inserir seus dados de cadastro. Havendo vagas disponíveis e condizentes com o perfil cadastrado, a área de RH entrará em contato por telefone ou e-mail. Também é possível acompanhar as oportunidades disponíveis através da página da FIEMG, www.fiemg.com.br na qual constam todos os detalhes da vaga e do processo de seleção de cada uma delas.
Todos os cursos do SENAI são de qualificação profissional?
Não. Existem modalidades diferentes. A seguir a descrição de algumas delas: 1) Cursos de Aprendizagem Industrial: segundo a definição legal, a aprendizagem industrial básica, é a formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social do jovem, de 14 a 24 anos de idade, caracterizada por atividades teóricas e práticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva, conforme perfil profissional definido, nos termos da legislação em vigor (CLT, art. 428). É o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional definido no mercado de trabalho. Na conclusão de curso de aprendizagem industrial básica é conferido certificado de qualificação profissional. 2) Cursos de Qualificação: Qualificação profissional básica é o processo ou resultado de formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional, definido no mercado de trabalho, dirigidos a maiores de 16 anos com escolaridade variável. A carga horária mínima é de 160h. Na conclusão de curso de qualificação profissional básica é conferido certificado de qualificação profissional. 3) Cursos de Aperfeiçoamento: São cursos de curta e média duração, cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento do aluno na profissão que exerce. A carga horária é variável, buscando a ampliação ou complementação ou atualização de competências de um determinado perfil profissional desenvolvido na formação inicial, na educação profissional técnica de nível médio ou na graduação tecnológica. Na conclusão de curso de aperfeiçoamento é conferido certificado de aperfeiçoamento profissional. 4) Cursos Técnicos: A educação profissional técnica de nível médio é a educação profissional destinada a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com o objetivo de proporcionar habilitação ou qualificação profissional técnica de nível médio, segundo o perfil profissional de conclusão. Realiza-se sob as formas articulada (integrada ou concomitante) e subsequente ao ensino médio.
;