Transparência SESI

Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SESI. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades no estado ou enviar um e-mail.
O SESI trabalha com quais anos escolares / séries?
Existem escolas do SESI espalhadas por várias cidades do estado de Minas Gerais que trabalham com cursos que variam desde a educação infantil até o ensino médio.
As escolas do SESI trabalham com crianças a partir de qual idade?
Esta informação varia de acordo com a série de entrada de cada escola. Por exemplo, existem escolas que trabalham com crianças a partir de um ano, outras com crianças a partir de seis anos e ainda algumas que trabalham apenas com o ensino médio, ou seja, jovens a partir de quinze anos.
Qual o horário de aula?
Educação Infantil, 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental: - Turno da manhã: 07h às 11h30 - Turno da tarde: 13h às 17h30, 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio: - Turno da manhã: 07h às 12h20 - Turno da tarde: 13h às 18h20.
A escola trabalha com educação integral?
Para os alunos do 3º ano do ensino médio, o SESI oferece o Projeto SESI Educação Integral. Os alunos desta série, matriculados na escola, tem a oportunidade de realizar atividades no contraturno com foco no ENEM e vestibulares.
As escolas do SESI são instituições públicas ou privadas?
As escolas do SESI são instituições privadas.
Quais os benefícios que a escola do SESI oferece ao meu filho?
Os alunos matriculados nas escolas SESI possuem os seguintes benefícios: - Odontovida (plano odontológico) - Seguro Escolar - Projeto SESI Educação Integral - Portal SESI Educação - Plataformas de aprendizagem: Mingahigh, APP Prova, Geekie - Robótica e LEGO.
O ano letivo é organizado em quantas etapas? Quantos pontos são distribuídos em cada uma?
O ano letivo é organizado em três etapas letivas: 1ª Etapa: 30 pontos; 2ª Etapa: 30 pontos; 3ª Etapa: 40 pontos.
O SESI trabalha com o regime de dependência (progressão parcial) de disciplinas?
As escolas do SESI não trabalham com dependência de disciplinas de um ano letivo para o outro. O aluno deve ser aprovado em todas as disciplinas para matricular-se na série seguinte.
O SESI oferece cursos de curta duração?
O SESI possui alguns cursos de educação continuada que são oferecidos às empresas e também uma Escola Móvel que percorre as cidades do interior de Minas Gerais com cursos de curta duração voltados para capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de profissionais visando o desenvolvimento econômico da região.
Qual a forma de ingresso para alunos novatos nas unidades do SESI?
- Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental: o ingresso de alunos se dá por meio de sorteio com critérios definidos em edital aprovado pela Entidade Mantenedora e divulgado anualmente pelas escolas, quando a demanda de candidatos for superior ao número de vagas ofertadas. - Ensino Fundamental (2º ao 9º ano), Ensino Médio e Programa EBEP: o ingresso de alunos se dá por meio de processo seletivo (provas de língua portuguesa, matemática e redação) com critérios de classificação definidos em editais aprovados pela Entidade Mantenedora e divulgado anualmente pelas escolas.
Quando é o período de matrícula das escolas do SESI?
Cada unidade possui edital específico no qual são divulgados o período de inscrição para o sorteio ou processo seletivo e a disponibilidade de vagas. Geralmente, os editais são divulgados pelas escolas até a primeira semana de setembro. Neste período, procure a escola de sua preferência para obter maiores informações.
As escolas do SESI atendem apenas trabalhadores da indústria e seus dependentes?
Não. As unidades do SESI atendem preferencialmente os industriários e seus dependentes, podendo também atender à comunidade, se houver vagas, conforme regras de classificação e disponibilização de vagas definidas em seu edital.
O uso do uniforme é obrigatório?
Sim, há obrigatoriedade em relação ao uso do uniforme escolar. Consideramos imprescindível para garantir a segurança e a identificação do aluno com o SESI.
É permitido refrigerantes, frituras e outras guloseimas para a merenda?
O SESI prima pela merenda saudável e adequada, e por essa razão não é permitido refrigerante, doces, pipocas, chips, dentre outras guloseimas que não são consideradas nutritivas e saudáveis.
A merenda escolar do SESI é gratuita?
A merenda escolar diária é de responsabilidade de cada família ou responsáveis pelo aluno. Os alunos podem optar por trazer a merenda de casa ou comprá-la na lanchonete da escola.
Quais benefícios o aluno industriário e dependente de industriário possuem?
Preferência nas vagas disponíveis, conforme critérios estabelecidos nos Editais de Processo Seletivo da unidade. Possibilidade de realizar avaliação socioeconômica para concessão de bolsas.
O aluno pode ser considerado dependente de industriário se o avô, o irmão ou o tio trabalharem na indústria?
Não, o aluno só pode ser considerado dependente de industriário quando seu responsável legal trabalha em uma indústria contribuinte do Sistema S.
Como posso comprovar que pertenço à categoria de industriário?
Você deve apresentar na secretaria escolar a carteira de trabalho e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) da empresa. Aposentados devem apresentar também a carta de concessão da aposentadoria.
Qual o valor das mensalidades das escolas do SESI?
Cada escola pratica um valor de mensalidade conforme especificidades da região em que esta inserida.
Quais os tipos de bolsas e descontos existentes no SESI?
1) Bolsa Estudo Socioeconômico: bolsa concedida aos industriários e seus dependentes através de avaliação do contexto socioeconômico familiar do aluno. 2) Bolsa Gratuidade MEC: Bolsa integral destinada aos alunos da Educação Básica em cumprimento ao Decreto nº 6637/2008, conforme critérios estabelecidos pelo Departamento Regional do SESI. 3) Bolsa SINPRO: Bolsa concedida aos filhos dos professores dos estabelecimentos de ensino da rede particular no Estado de Minas Gerais, desde que sindicalizados. 4) Bolsa SENALBA: Bolsa integral concedida anualmente aos empregados e/ou dependentes do SESI/SENAI, filiados ao SENALBA conforme acordo coletivo. 5) Convênio PBH-ESNASP (Exclusivo para a Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira ): Bolsa integral para candidatos cadastrados na Prefeitura de Belo Horizonte, concedida através de sorteio, para as vagas do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira. 6) Desconto de Parente: Para quem tem parente direto (pai, mãe, filho ou irmão) estudando no Sistema FIEMG é concedido 5% de desconto sobre a mensalidade de cada aluno.
O SESI fornece bolsas ou descontos para comunidade?
Existem alguns tipos de bolsas e descontos que podem ser concedidos para comunidade, desde que sejam respeitadas as regras de cada um destes benefícios. São eles: - Bolsa SINPRO - Convênio PBH - Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira - Desconto de Parente.
Quem tem direito a bolsa de estudos socioeconômico no SESI ? Como faço para solicitar esse benefício?
Apenas industriários e dependentes de industriários. Este benefício deve ser solicitado na secretaria escolar a partir da apresentação de documentos que comprovam esta categoria.
Os industriários e seus dependentes tem a garantia de vaga e bolsa de estudos na escola SESI?
Não. Os industriários e seus dependentes têm prioridade nas vagas disponíveis, seguindo os critérios dos Editais dos Processos Seletivos. A Bolsa de estudos é concedida aos industriários e seus dependentes através de avaliação do contexto socioeconômico familiar do aluno.
Existe parceria entre o SESI e o Educa Mais Brasil para concessão de descontos? Qual unidade SESI oferece os descontos?
O SESI não possui nenhum tipo de parceria com esta instituição.
O que é o Programa EBEP?
O Programa EBEP consiste na oferta do ensino médio articulado com o curso técnico.
Meu filho deseja fazer apenas o ensisno médio e não tem interesse em fazer o curso profissionalizante. É possível?
Sim, desde que a escola tenha vagas e o candidato seja aprovado no processo seletivo.
O aluno vinculado ao Programa EBEP tem direito ao Contrato de Menor Aprendiz? Como funciona?
Possuem direito ao contrato de menor aprendiz apenas os alunos matriculados nos cursos de aprendizagem do SENAI. Para o Programa EBEP, são oferecidos apenas cursos técnicos. Excepcionalmente, no caso de não preenchimento de todas as vagas por alunos de aprendizagem, algumas vagas são preenchidas por alunos dos cursos técnicos do Programa EBEP.
O Programa EBEP oferece estágio supervisionado para o aluno? O estágio é obrigatório?
De acordo com a Lei de Estágio vigente, os alunos do curso técnico estão aptos a realizar o estágio na modalidade não-obrigatório durante seu percurso escolar no curso profissionalizante. Entretanto, no turno em que este aluno do Programa EBEP não está comprometido com o curso técnico, ele está cursando o ensino médio regular. Portanto, isso impossibilita ou dificulta a realização do estágio.
Posso escolher o curso técnico que desejo fazer?
A relação de cursos técnicos é disponibilizada no edital do processo seletivo do Programa EBEP. Para cada cidade, trabalha-se com um curso específico, exceto nas escolas situadas em Belo Horizonte e Contagem que oferecem mais de uma opção para escolha do candidato.
Preciso estudar no SESI para participar do Programa EBEP?
O aluno precisa estar matriculado no SESI ou ter sido aprovado no processo seletivo do 1° ano ensino médio Programa EBEP.
O SESI prepara seu aluno para o ENEM?
O SESI prima por uma educação de qualidade preparando os alunos para a vida e para que sejam bem sucedidos nas avaliações externas.
Meu filho terá tempo de estudar para o ENEM já que ele participa do Programa EBEP?
Nas escolas do SESI a preparação para o ENEM não acontece de forma isolada. Os alunos são preparados durante todos os anos para a participação em avaliações externas, mas, principalmente para que sejam bem sucedidos na vida profissional e pessoal. Pesquisas realizadas apontam que alunos que fazem cursos técnicos conseguem melhores resultados e colocações elevadas no mercado de trabalho.
O aluno matriculado em uma Unidade do SESI, em caso de transferência no decorrer do ano letivo tem a vaga garantida em outra Unidade SESI?
Os alunos provenientes de outras escolas da Rede SESI de Educação de Minas Gerais terão prioridade para as vagas existentes, mediante encaminhamento da escola de origem, considerando o atendimento preferencial dado aos industriários e seus dependentes e desde que a solicitação seja feita em período diferente do período que compreende a divulgação de editais e a conclusão dos respectivos processos seletivos, estabelecidos na escola de destino.
Como funciona o Telecurso 2000?
O Telecurso 2000 faz parte do programa de Elevação de Escolaridade do Trabalhador que, por intermédio do SESI Minas Gerais, forma alunos nos Ensino Fundamental e Médio. O exame de certificação é aplicado para avaliar jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade regular. Pode ser realizado para obtenção da certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental, para quem tem, no mínimo, 15 anos completos, e certificação do Ensino Médio, para quem tem, no mínimo, 18 anos completos.
Como faço as inscrições para o Telecurso 2000?
As inscrições são efetuadas pelo site www7.fiemg.com.br/sesi/telecurso-2000. Ao acessar o link de inscrição, o candidato deve ler o regulamento do programa para em seguida efetuar a inscrição.
Quando começam as inscrições do Telecurso 2000?
Na primeira quinzena dos meses de maio e setembro.
No dia da prova do Telecurso 2000, posso levar meu lanche? No local de provas são vendidos lanches?
Sim, cada candidato pode levar seu lanche. Em algumas cidades, o comércio local faz esse atendimento, comercializando produtos alimentícios. Vale a pena lembrar que não é de responsabilidade do SESI prestar esse tipo de serviço.
Onde posso buscar meu certificado do Telecurso 2000?
Na Escola SESI (Polo) responsável pela localidade onde você fez a prova.
Como posso fazer o curso de EJA EAD (educação a distância)?
Se você tem interesse em fazer o curso da EJA EAD, você pode buscar maiores informações no RH da indústria onde trabalha, no site da FIEMG e/ou nas unidade do SESI mais próximas.
Qualquer pessoa pode se matricular na EJA EAD (educação a distância)?
Sim. Para industriários e seus dependentes, este curso é gratuito. No caso de alunos da comunidade, é cobrado um valor de mensalidade que deve ser conferido na escola do SESI de seu interesse, que oferece o curso pleiteado.
O pagamento da Cota do SESI é anual ou mensal?
A Rede SESI Clubes não é no formato de Cota. O Clube é um serviço que o SESI presta através da formalização contratual. O pagamento pode ser realizado de forma anual através de parcelamento e pode acontecer também de forma mensal. O formato é desenvolvido de acordo com o regimento interno de cada Unidade.
O desconto é em folha de pagamento?
O desconto pode acontecer no formato de desconto em folha de pagamento, desde que o contrato seja firmado com pessoa jurídica (empresa), e a mesma opte por esse formato.
Qual o valor da mensalidade?
O valor vai de acordo com o plano e categoria escolhida na adesão. Entrar em contato com a Unidade SESI Clube de sua cidade.
Podemos usar qualquer Unidade do Clube SESI?
Sim, se o indivíduo estiver registrado e ativo em um clube da Rede, o titular e ou dependentes tem acesso a uso a qualquer uma das demais Unidades da Rede, respeitando sempre o regimento interno local. A Rede Clube SESI em Minas, só permite acesso aos Clubes SESI em Minas Gerais.
O SESI tem unidade de Clube com hospedagem fora do estado como no Rio de Janeiro e Espírito Santo?
O SESI Minas possui hospedagem vinculada apenas no Clube SESI Betim. A Rede Clube SESI em Minas, só permite acesso aos Clubes SESI em Minas Gerais.
Quais são os dependentes?
Os dependentes legais são: 1) O cônjuge; 2) Filhos, enquanto solteiros, menores de 21 anos; 3) Enteados menores de 21 anos; 4) Menores que, por decisão judicial, esteja sob guarda ou tutela; 5) Filhos enquanto solteiros entre 21 e até completarem 24 anos na condição de estudantes.
Tem Fidelidade?
Verificar com cada Clube SESI localmente, de acordo com o regimento interno.
Tem multa de cancelamento?
Verificar com cada Clube SESI localmente, de acordo com o regimento interno.
Quais os dias de funcionamento?
Verificar com cada Clube SESI localmente, de acordo com o regimento interno. O funcionamento mais frequente é de terça a domingo das 7:30 às 18:00h.
É possível comprar convites para convidados?
Sim, verificar com cada Clube SESI localmente.
Qual valor dos convites?
Verificar com cada Clube SESI localmente, de acordo com o regimento interno.
Crianças e idosos pagam o mesmo valor do convite?
Verificar com cada Clube SESI localmente, de acordo com o regimento interno. Não existe obrigatoriedade de concessão de desconto para o publico citado, pois se trata de uma prestação de serviço.
Tem programação especial em férias e feriados?
Normalmente os Clubes executam uma programação diferenciada nesses períodos. Mas é necessário verificar com cada Clube SESI localmente.
Precisa ser casado no papel para colocar a esposa?
A esposa como dependente é considerado cônjuge. É necessário apresentação de documento que comprove a união estável.
;