Soluções do SENAI para a indústria, mineração e projeto socioambiental junto a escolas da rede pública foram os principais assuntos debatidos na sexta-feira (27/6), na reunião da Câmara de Obras Industriais da FIEMG. Conduzido pelo presidente do colegiado, Ilso José de Oliveira, o encontro ocorreu na sede da Federação, em Belo Horizonte.
As soluções para empresas do SENAI englobam a análise, implementação, acompanhamento e ajuste de processos relacionados à qualidade da produção civil, além de capacitar e orientar a mão de obra atuante ou em potencial, de acordo com a gerente do SENAI Paulo de Tarso, Priscila Cangussu. Esses serviços são desenvolvidos por meio de consultorias integradas e individuais, contemplando as fases de diagnóstico, planejamento, implantação, capacitação, acompanhamento e avaliação de resultados.
Já as soluções em BIM (Building Information Modeling em inglês) dizem respeito ao conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de uma edificação através de modelos digitais.
Mineração
O diretor de assuntos corporativos e sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, Cristiano Parreiras, e o geólogo de engenharia master da empresa, Roberto Trotta, falaram sobre a atuação da empresa, bem como os planos de investimentos. Fundada em 2016, a mineradora concentra as suas operações em Brumadinho, na divisa de Igarapé com Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
São três as barragens com rejeitos da atividade minerária da companhia, B2 Tico-Tico, B1 Ipê e B1 auxiliar, que se encontram desativadas desde 2019 e não recebem mais materiais oriundos desse processo. Conforme os representantes da empresa, a descaracterização dessas estruturas cumpre todas as exigências legais e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em 2029.
Incentivo à leitura
A Reta Engenharia, com sede em Belo Horizonte, desenvolve o projeto socioeducativo “Maratona da Leitura” com escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais, do Maranhã e Pará, estados onde a empresa atua. Criada em 2015, iniciativa propõe atividades de incentivo à leitura, doação de livros, palestras e excursões culturais, premiação dos alunos com melhores desempenhos, revitalização de bibliotecas e espaços de lazer das escolas participantes e a publicação de livros escritos e ilustrados pelos estudantes assistidos, conforme explicou a coordenadora de comunicação da Reta Engenharia, Marina Santos Mavignier.
O projeto já beneficiou mais 1000 alunos de 11 escolas, publicou quatro livros e, em 2024, foram 29 ações realizadas. “É um compromisso da Reta Engenharia atuar ativamente nas comunidades em que está inserida, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida da sociedade”, disse a coordenadora.
Clique aqui e veja mais fotos da reunião
Rafael Passos
Imprensa FIEMG