O ambiente empresarial e de negócios em Montes Claros terá uma agenda especial nesta quinta-feira, 11 de setembro, com a presença de CEOs e executivos das principais indústrias instaladas no Polo Farmacêutico local, além de autoridades nacionais e estaduais. Eles se reúnem para participar da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Montes Claros (QUIFARMO), gestão 2025–2028.
Na solenidade, que acontece a partir das 14h no Centro de Eventos da Novo Nordisk, assumem a presidência Walker Lahmann (Eurofarma) e a vice-presidência Robison Morais (Novo Nordisk). O evento será restrito a convidados e imprensa e contará com a presença de nomes de peso do setor, como o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, diretores da ANVISA, dirigentes da ABIFINA, Ministério da Saúde e do governo de Minas, entre outros.
Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia – A posse da nova diretoria do QUIFARMO marca também o lançamento de uma importante iniciativa: a criação da Medalha Marcos Luiz dos Mares Guia, uma comenda destinada, a partir de agora, a reconhecer personalidades que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica no Brasil.
O nome da honraria presta tributo a um dos maiores cientistas brasileiros: Marcos Luiz dos Mares Guia (1935–2002). Médico, professor da UFMG e pesquisador de referência internacional nas áreas de bioquímica e biotecnologia, ele foi o fundador da Biobrás (hoje Novo Nordisk), em Montes Claros — empresa que se tornou referência mundial ao desenvolver a insulina humana recombinante, medicamento vital que colocou o Brasil em posição de liderança global na produção dessa tecnologia.
Ao longo da carreira, Mares Guia exerceu papéis fundamentais na estruturação da ciência nacional: foi presidente do CNPq, idealizador da FAPEMIG, membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu distinções como a Medalha da Inconfidência e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Grã-Cruz, entre outras honrarias.
Segundo o presidente do QUIFARMO, Walker Lahmann, “o legado do homenageado une ciência, inovação e empreendedorismo, inspirando novas gerações. A medalha que leva seu nome celebra esse legado e reconhece aqueles que contribuem para o fortalecimento do setor farmacêutico e para o avanço da ciência no Brasil”.