A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina: a RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater temas do setor em âmbito nacional e internacional entre os dias 2 e 11 de outubro. Com programação focada em negócios e capacitação audiovisual, o megaevento é referência para um setor com perspectivas de impacto do setor de R$ 70 bilhões no PIB de acordo com estudo apresentado nesta edição.
A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e Gerente de Cultura SESI MG, Karla Bittar, fez apresentação no Seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela observou que o audiovisual vive um momento impressionante de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa. “A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, salientou lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.
Também participaram deste painel Marcelo Ikeda (Professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (Professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (Professor da Universidade Federal de Florianópolis). A mediação foi de Leonardo Barros. produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.
Referência – A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários propiciaram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram que profissionais compartilhem seus conhecimentos. Além disso, foram realizadas s Rodadas de Negócios que promoveram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem é voltado para a formação de novas gerações de profissionais.
Perspectivas – Durante a RioMarket, foi a presentado estudo realizado pela realizado pela Oxford Economics a pedido da Motion Picture Association (MPA) aponta que o setor audiovisual brasileiro gerou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 70,2 bilhões em 2024.
O estudo também destaca a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior à força de trabalho da indústria automotiva, por exemplo. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, o mesmo volume da indústria farmacêutica, por exemplo.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG