Por que exportar?
Para enfrentar um ambiente globalizado e cada vez mais competitivo, a exportação se torna um caminho importante na busca por um lugar privilegiado no mercado. Ao incluir o mercado externo em suas atividades, as empresas ampliam a competitividade, geram ganhos de escala produtiva e, consequentemente, aperfeiçoam seu processo produtivo.
Trilha da Exportação
1. Prepare-se para exportar
O primeiro passo é se informar. O conhecimento é fundamental para entender como seu produto pode ser exportado, observando as necessidades de adequações no produto e embalagem, capacidade produtiva, requisitos técnicos e habilitação da empresa para esse processo. Para se capacitar e tirar todas as suas dúvidas, participe dos eventos, palestras, workshops e capacitações promovidos pelo Programa Expand.
2. Conheça o panorama exportador do Brasil e de Minas Gerais
É importante avaliar a evolução do comércio exterior do Brasil e de Minas Gerais com destaque para o desempenho dos setores industriais mineiros. Consulte o FIEMG COMEX.
3. Classifique seu produto
O próximo passo é saber a nomenclatura do seu produto no exterior. No processo de exportação, de forma a tentar facilitar as negociações comerciais, e às comparações estatísticas internacionais, foi criado um sistema padronizado internacional de codificação e classificação de produtos de importação e exportação, no qual os produtos não são classificados por nomes e, sim, por números, chamados de posição tarifária. Essa informação é fundamental para traçar sua estratégia de exportação e deve ser confirmada pelos órgãos nacionais oficiais e validados pela Receita Federal do Brasil
4. Formule seu preço
Depois de identificar a posição tarifária do seu produto, o momento é de estabelecer o preço para exportação a partir do valor de venda no mercado interno, considerando ainda os direitos e deveres do exportador e do importador, os chamados INCOTERMS.
5. Conheça e encontre potenciais mercados
É hora de definir o país com maior potencial para receber seu produto. Para escolher o mercado certo, promovemos estudos econômicos com análise de dados quantitativos que auxiliam a comparação dos mercados internacionais para seleção dos países potenciais para internacionalização. Conheça também informações sobre questões sociais, econômicas e de comércio de alguns dos principais parceiros comerciais do Brasil.
6. Avalie a competitividade brasileira e a concorrência no mercado alvo
Com o mercado definido, é hora de conhecer a concorrência e competitividade brasileira no país selecionado. Este estudo avalia características fundamentais em relação às vantagens competitivas dos principais países concorrentes na exportação do produto escolhido e os diferenciais na exportação do Brasil; além de organização do mercado e condições de venda, incluindo perfil dos consumidores, tendências de consumo, preço médio, canais de distribuição e logística.
7. Promova seu negócio
É hora de promover seu negócio e fortalecer parcerias no exterior! Através da participação em Missões e Feiras Internacionais, bem como nos Encontros de Negócios e Visitas Comerciais realizadas no Brasil, sua empresa terá oportunidades para promover seus produtos e serviços e identificar novas soluções, tecnologias e potenciais parceiros.
8. Emita seu certificado de origem com a FIEMG e ganhe benefícios
Com o Certificado de Origem, sua empresa conta com reduções ou isenções tarifárias nas exportações e, ainda, garantia de acesso preferencial de suas mercadorias nos países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio. É muito simples e rápido. No Sistema COD Brasil, selecione Minas Gerais – FIEMG e fortaleça nossa parceria.
9. Amplie seu negócio
Este último passo é também o pontapé inicial para a expansão de seus negócios no exterior. Pelo Programa Indústria Global, mais uma iniciativa do Expand, você diversifica sua atuação internacional e encontra oportunidades que vão além da exportação.