Em reunião realizada nesta terça-feira (20/08), a Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) debateu a proposta de criação de um grupo de trabalho com representantes da indústria e do governo de Minas com o objetivo de subsidiar a instituição em debates que envolvam o setor e também definir posicionamentos do coletivo.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara e também presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima. “A ideia é que a gente discuta questões fundamentais para o setor e tenhamos nosso posicionamento. Por exemplo, no âmbito da discussão da Reforma Tributária surgiu um debate sobre isenção de IPVA para veículos elétricos. Qual a posição da Câmara em relação a esse tema?”, provocou. Nesse sentido, o grupo de trabalho discutiria assuntos importantes para o setor e formariam posicionamentos a partir do que for consenso.
Ainda durante a abertura da reunião, Márcio Lima também falou sobre um encontro que teve com o presidente Lula e os ministros Geraldo Alckmin e Rui Costa, durante visita da comitiva presidencial à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), na semana passada, no qual apresentou alguns problemas de competitividade da indústria automotiva nacional em decorrência das importações diretas e indiretas. “Na reunião, eu tive a oportunidade de falar que as importações têm prejudicado o setor de aço e de autopeças e foi alinhado a realização de um novo encontro em breve para debater o tema”.
Márcio Lima também aproveitou a ocasião para uma breve apresentação sobre o cenário atual do mercado automotivo no Brasil, que no último mês de julho registrou aumento de vendas, produção, exportação e também importação, e replicou a mesma apresentação durante a reunião da Câmara.
Em seguida, o supervisor técnico SENAI Horto, Jefferson Reis de Alvarenga, e o consultor em Eficiência Energética também do SENAI Horto, Marco Paulo Alves, apresentaram o Brasil Mais Produtivo, programa do governo federal que visa elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias indústrias brasileiras, bem como algumas soluções da FIEMG relacionadas à eficiência energética.
Por fim, o analista de Estudos Econômicos da FIEMG, Walter Horta, fez uma apresentação sobre “O setor automotivo e as importações de automóveis elétricos”, trazendo dados do setor para subsidiar um debate sobre o tema.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG