A Câmara de Obras Industriais da FIEMG lançou, nesta sexta-feira (3/5), em um evento na sede da Federação, em Belo Horizonte, um catálogo que pretende conectar diversas empresas mineiras a investidores. A publicação, disponível neste link, destaca 39 empreendimentos que oferecem serviços nos segmentos de construção industrial e civil, consultoria e projetos, montagem eletromecânica, terraplenagem, entre outras áreas.
O presidente da câmara, Ilso José de Oliveira, disse que o objetivo do catálogo é “oferecer aos investidores uma gama de empresas com conhecimento embarcado e disponível no estado, permitindo contar com empreendimentos locais para seus investimentos”. Segundo Oliveira, a publicação foi elaborada a partir da contribuição da Agência de Promoção de Investimento de Minas Gerais (Invest Minas), vinculada ao Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede). “A ideia é que o catálogo seja revisado a cada seis meses, por exemplo, podendo incluir novas empresas e atualizando as informações. Que seja um material democrático e abrangente”, acrescentou.
O setor de obras industriais é essencial na economia mineira, representando cerca de um terço do PIB da construção e responsável por mais de 800 mil empregos formais, conforme Ilso de Oliveira. Uma característica marcante no cenário atual do segmento apontada por ele é a busca pela sustentabilidade não apenas para uma gestão ambiental mais eficaz, mas também voltada à longevidade das organizações.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, elogiou a câmara pela produção do catálogo e o classificou como “um instrumento institucional que pode facilitar a contratação de empresas mineiras por investidores”. Roscoe enalteceu a parceria da FIEMG com a Invest Minas, sobretudo nas iniciativas a favor da atração de investimentos para o estado e geração de oportunidades.
O líder empresarial acredita que as perspectivas de negócios para o segmento de obras indústrias são positivas e apontou que a FIEMG tem trabalhado estrategicamente junto ao governo de Minas para fomentar essas oportunidades. Segurança jurídica e celeridade em processos licenciamentos ambientais estão entre as pautas defendidas pela federação.
Em consonância com Roscoe, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, crê que Minas Gerais tem potencial para seguir na trajetória ascendente de atração de investimentos e citou algumas áreas com possibilidade de investimentos consideráveis, como mineral, energia e infraestrutura. Minas registrou R$ 114,4 bilhões em volume de investimentos privados atraídos em 2023, um recorde desde 1998.
Sobre o catálogo, Braga entende que a publicação é um meio importante e institucionalizado de conexão do segmento com o mercado, qualificando as empresas. “A Invest Minas trabalha não somente na atração de investimentos, mas também no apoio ao setor privado quem vem para o estado e aqueles em expansão”.
Clique aqui e veja mais fotos do lançamento do catálogo
Rafael Passos
Imprensa FIEMG