A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) assinou no último dia 30 de julho um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com o objetivo ampliar a inserção da indústria brasileira em mercados estratégicos, promovendo um melhor posicionamento do Brasil no cenário internacional e sua participação nas cadeias globais de valor (CGVs).
Nesse convênio, a FIEMG e demais Federações de Indústrias Estaduais serão co-executoras das iniciativas propostas, por meio dos seus Centros Internacionais de Negócios (CINs). Como resultado estratégico, a parceria tem potencial para contribuir para o fortalecimento da imagem do país no mercado internacional e para a competitividade da indústria brasileira.
A parceria entre CNI e ApexBrasil existe desde 2008. No entanto, essa nova fase da parceria está alinhada com os objetivos da Nova Indústria Brasil e da Política Nacional da Cultura Exportadora, com previsão de mais ações comerciais do que prospectivas, englobando novos mercados e incluindo mais rodadas de negócios virtuais, formato que se mostrou altamente eficiente nos anos anteriores.
O convênio tem duração de 2 anos (2024-2026) e prevê o atendimento de 780 empresas em todo o país, entre exportadoras e interessadas em exportar, e a expectativa é movimentar US$200 milhões em oportunidades de negócios. O orçamento previsto é de R$12,3 milhões para realizar ao menos 21 ações – entre mentorias, encontros de negócios e missões – que aumentem a participação do Brasil nas exportações mundiais da indústria de transformação.
No caso da FIEMG, as ações que serão articuladas no âmbito do convênio, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), são a Missão à China, que ocorrerá em novembro deste ano; a Missão Prospectiva às Feiras SEMA SHOW e AAPEX, em Las Vegas, nos Estados Unidos; e o Encontro de Negócios Minas Trend + EVN Moda, que acontecerá durante a edição de outubro do Minas Trend.
Segundo a gerente do CIN, Rebecca Macedo, o convênio representa uma oportunidade para alavancar as exportações das indústrias de Minas Gerais, uma vez que a atuação conjunta com outros Estados promove capilaridade e acesso a inúmeras oportunidades qualificadas.
Memorando de entendimento
Ainda durante o encontro, foi assinado também um memorando de entendimento entre a CNI e a ApexBrasil formalizando a intenção de realizar esforços conjuntos para atrair investimentos estrangeiros, prospectar oportunidades de cooperação tecnológica, incentivar o desenvolvimento de produtos e embalagens para exportação e oportunizar ações de defesa de interesses do setor industrial brasileiro durante os eventos empresariais organizados pela ApexBrasil às margens das missões presidenciais.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG