Os impactos de temas que podem afetar diretamente as empresas e iniciativas para ampliar mercados foram temas da reunião da Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG. O presidente Rodrigo Fernandes destacou importância a atualização de ações de defesa do setor industrial. “O momento requer embasamento técnico e a FIEMG é referência neste sentido”, afirmou.
A economista Juliana Gagliardi da gerência de Economia da FIEMG apresentou pesquisa que aponta que proposta de redução da jornada de trabalho e o possível fim da escala 6×1 — em debate no Congresso Nacional — pode impactar fortemente as empresas. “A proposta da redução da jornada de trabalho ignorando a baixa produtividade teria efeitos danosos. O trabalhador brasileiro produz, em média, apenas 23% do que um trabalhador dos Estados Unidos, por exemplo. Reduzir o tempo de trabalho sem elevar a produtividade é uma conta que não fecha,” disse.
Outro tema abordado foi a nova realidade enfrentada pelas empresas com relação a obrigações e incentivos. O especialista Thiago Feital apresentou os serviços da gerência de Assuntos Tributários da FIEMG que foram identificados pelos membros da Câmara da Indústria da Comunicação como fundamentais para o ano de 2026. “Alternativas para alguns pontos como o fim de incentivos para a produção precisam ser analisadas” alertou. Foram identificadas formas de interação como palestras e atendimentos que serão definidas com os diversos setores.

Conexões – Por sua vez, a presidente do Sindav, Daniela Fernandes e a analista do Sebrae Nayara Bernardes, falaram sobre o aprimoramento da ação da Câmara na MAX, o maior evento do setor Audiovisual em Minas. Depois do sucesso do programa “Indústria em Cena” realizado na edição de 2025, a Câmara elaborou o projeto “Conexão Indústria Criativa”. “A iniciativa tem como objetivo organizar, de forma estratégica, a conexão entre a produção audiovisual mineira, que já conta com projetos desenvolvidos e em fase de captação, e o investimento qualificado das indústrias do estado”, explicou.
Em seguida o professor do SENAI, Jair Massola, treinador do World Skills, o maior evento de formação profissional do mundo, orientou sobre novas oportunidades de aplicação da tecnologia do Led em painéis publicitários.
As oportunidades da missão FIEMG ao Canadá, que será realizada a partir de 2 de maio, foram apresentadas pelos analistas Laura Muna e Felipe Ronan do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEMG).
Confira as fotos da reunião no Flickr do Sistema FIEMG.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG