O Conselho de Tecnologia e Inovação da Indústria se reuniu na última quarta-feira (19/6) para debater as iniciativas de inovação da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). O encontro foi o último deste semestre e, na oportunidade, o presidente do colegiado, Matheus Pedrosa, abriu a reunião apresentando o status das ações do conselho e os próximos passos.
Em seguida, os conselheiros debateram uma das diretrizes prioritárias para o Conselho que é a a Capacitação em Inovação Aberta. Nesse sentido, a gerente de Tecnologia e Inovação SENAI, Zenilde Viola, fez uma apresentação acerca das soluções de tecnologia e inovação para a indústria oferecidas pelo CIT Senai nas áreas de metalmecânica, química, automotiva, alimentos e bebidas, metalurgia, entre outras .
Zenilde apresentou ainda o projeto Sinergia, voltado à área de Alimentos e Bebidas, e todas as análises, consultorias, diagnósticos e treinamentos disponibilizados pelo CIT para o setor. “Então, a gente apresenta uma solução que será personalizada de acordo com a demanda do cliente, e que pode incorporar todas essas áreas”, disse.
Na sequência, a gerente de inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Mariana Yazbeck, e a coordenadora FIEMG Lab, Bruna Silva, apresentaram o FIEMG Lab e sua proposta de impulsionar a inovação aberta no Estado. “Uma vez que temos o CIT que entrega soluções em pesquisa e desenvolvimento, precisamos ter um programa que ajuda a desenvolver e adensar o ecossistemas de startups com soluções para a indústria e, da mesma maneira, apoiar a relação da indústria com essa startup”, explicou Mariana. Elas apresentaram também as iniciativas do FIEMG Lab no sentido da inovação aberta, que são o FIEMG Lab 4.0. e o Challenge FIEMG Lab.
Já a coordenadora de Educação Executiva do IEL, Girlaine Cunha, apresentou três programas empresariais de formação de líderes da instituição – o IEL Mindset Lab, programas customizados para os clientes e o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros – e que trazem a inovação como trilha de desenvolvimento.
Por fim, a coordenadora do SENAI, Natalia Trindade de Souza, apresentou o que a instituição de ensino tem feito para trazer a inovação tecnológica para o aprendizado dos alunos. “Nós somos o único Estado onde o SENAI instituiu conteúdo de inovação como currículo dentro dos cursos técnicos. Então, nós temos 4 disciplinas onde a gente trabalha o conceito da inovação. Então, desde o início do curso, o aluno passa por essa jornada”, destacou.
Ao final das apresentações, Matheus Pedrosa encerrou o encontro pontuando o desafio de conectar todas as iniciativas da FIEMG em inovação e tecnologia. Também propôs que as próximas reuniões sejam realizadas no CIT, no Centro 4.0 e no FIEMG Lab.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG