Macarrão mineiro ao molho branco, iogurtes tradicionais com e sem açúcar, o almoço no Restaurante Popular de Belo Horizonte foi diferente no dia 5 de junho. Em uma ação de conscientização da importância do leite na alimentação, o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg) deu um toque especial no cardápio de duas unidades do restaurante: Restaurante Popular I e o Refeitório Popular João Bosco Murta Lages.
“Em parceria com nossos associados, doamos produtos derivados do leite, como manteiga, creme de leite e queijo muçarela”, explicou Guilherme Abrantes, presidente da entidade, lembrando que no dia 1° de junho foi celebrado o Dia Mundial do Leite. “A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001, tem o objetivo de incentivar o consumo de lácteos pela população mundial”, esclareceu Abrantes, pontuando que o leite é o primeiro alimento de nossas vidas e que o produto e seus derivados estão, diariamente, nas mesas dos brasileiros.
“O leite está no DNA dos mineiros e em todos os municípios do estado há produção de leite. E as indústrias não ficam para trás: estão em toda Minas Gerais, investindo no crescimento e fortalecimento de toda cadeia, ressaltando que o setor de laticínios trabalha com foco em qualidade, saudabilidade e versatilidade de seus produtos”.
“O leite é um alimento completo, rico em nutrientes, proteínas, lipídios, carboidratos, vitamina, sais minerais, cálcio e vitamina D. Ele favorece o crescimento e previne doenças, nos acompanha desde o nascimento, após o desmame, até a velhice”, comentou Marilsa Ferreira de Jesus, nutricionista e coordenadora do Restaurante Popular II.
A coordenadora também ressaltou a importância de parcerias como a do Restaurante Popular de Belo Horizonte com o Silemg. “Somos uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha em prol da comunidade. Um equipamento público que visa atender a população em geral e pessoas em situação de risco, por isso trabalhamos pensando em uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Quando temos parcerias, como a do Silemg, conseguimos oferecer alimentos diversificados, como o iogurte e o queijo, que são tão saudáveis e queridos pelos mineiros”, afirmou.
Ao todo, foram servidas 3.500 refeições e a iniciativa foi aprovada pelos frequentadores do Restaurante Popular. “A comida estava deliciosa e diferente do que é servido normalmente”, disse Bruno Cesar de Jesus. O eletricista faz suas refeições com frequência no Restaurante Popular e comemora a iniciativa. “Consumo leite em meu dia a dia e é bom saber que uma entidade como o Silemg está envolvida em projetos voltados à população”, complementou.
Estado leiteiro – Em Minas Gerais, o leite desempenha um papel econômico e social crucial, sendo que o setor é responsável pela geração de mais de 1 milhão de empregos em toda a sua cadeia produtiva. “São mais de 9 bilhões de litros por ano, representando 24% da produção nacional. Ao todo, o estado tem mais de mil estabelecimentos industriais e 216 mil fazendas produtoras. Se Minas Gerais fosse um país, ocuparia o 16º lugar no ranking mundial de produção leiteira”, esclarece Celso Costa Moreira, diretor executivo do Silemg.
A ação em celebração ao Dia do Leite foi uma realização do Silemg em parceria com o Restaurante Popular de Belo Horizonte e foi realizada no Restaurante Popular I e no Refeitório Popular João Bosco Murta Lages.
Confira abaixo as fotos do evento:
Denise Lucas
Imprensa FIEMG