A FIEMG sediou, nesta quarta-feira (20/8), o Seminário Técnico da Indústria de Sorvetes (Sorvetec), promovido pelo Sindicato da Indústria de Sorvetes e Gelados Comestíveis de Minas Gerais (Sindsorvete-MG), em parceria com o Sebrae-MG, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento faz parte do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e reuniu empresários, especialistas e representantes institucionais para discutir estratégias de expansão, inovação e competitividade no setor.
Na abertura, o presidente do Sindsorvete, Wander Bertolace de Carvalho, ressaltou a importância da iniciativa e disse que o objetivo foi “proporcionar um espaço de aprendizado e de troca de experiências que contribuam para o fortalecimento das nossas indústrias”.
Representando o Sebrae-MG, a analista de negócios Raíssa Ribeiro Soares destacou o apoio e a participação da entidade na iniciativa. “O propósito do Sebrae é impulsionar os pequenos negócios, fortalecendo o empreendedorismo e criando condições para que os empresários tenham acesso ao conhecimento, à inovação e à competitividade”, disse.
“O programa tem como objetivo aumentar a competitividade das micro e pequenas indústrias por meio de projetos estruturados a partir das demandas de cada setor. No caso da indústria de sorvetes, entendemos que inovação e tendências são essenciais para sustentar a evolução do segmento em Minas Gerais e no Brasil”, disse o gerente de Projetos para a Indústria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Thadeu Neves, ao se referir à relevância do Procompi para o segmento.
A programação contou com o painel “Estratégias para a expansão no mercado dos gelados”, moderado por Arthur Oliveira, gerente executivo da Delicius Sorvete, com a participação de Bernardo Gomes (Berry’s Franchising) e Lupércio Fernandes de Moraes (Indústria de Sorvetes Rochinha).
Encerrando o período da manhã, o conselheiro empresarial e especialista em franchising Daniel Zanco apresentou a palestra “O varejo e suas oportunidades para o segmento da venda express”, abordando tendências e novos caminhos para ampliar a presença dos sorvetes no mercado varejista.
Durante à tarde, houve um painel com foco em redes varejistas, marca própria e ponto de venda e uma palestra a respeito do mercado de açaí.
Ao encerrar o Sorvetec, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, disse que o seminário proporcionou aos participantes acesso a informações relevantes e estratégicas do segmento, além da troca de conhecimento e experiência. Roscoe observou ainda que “o evento é resultado da força do associativismo no desenvolvimento da indústria e do ambiente de negócios, e interesses do setor produtivo. Já o presidente da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), Martin Eckhardt, parabenizou o Sindsorvete pela realização do evento.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Imprensa FIEMG