Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional pontal do triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
FIEMG
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco
  • Desenvolvimento Sindical
  • Credifiemg
  • Sindicatos Empresariais
  • Dúvidas Frequentes
  • Fale conosco

Início » Empresários discutem oportunidades de exportação de carnes para a China na FIEMG

Notícias
Capacitação Empresarial

Empresários discutem oportunidades de exportação de carnes para a China na FIEMG

Especialistas apresentam estratégias de habilitação e acesso ao mercado chinês de carnes

Por tmota
  • 29/04/2025
  • | 1:26 PM
Foto: Sebastião Jacinto Junior

Na manhã desta terça-feira (29/04), o Centro Internacional de Negócios da FIEMG (CIN) e o Sindicato das Indústrias de Carnes, Derivados e de Frios de Minas Gerais (Sinduscarne-MG) promoveram o seminário “Oportunidades de Exportação para a China”, em Belo Horizonte. O evento reuniu empresários, especialistas do setor e representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para debater as perspectivas e os desafios da exportação de carnes para o mercado chinês.

A programação contou com uma abertura conduzida pelo presidente do Sinduscarne, Pedro Braga, seguida de apresentações sobre o panorama mundial do comércio de carnes e as oportunidades específicas para o mercado chinês, conduzida pela analista de Negócios Internacionais do CIN, Verônica Winter. Ela afirmou que, atualmente, a China é o principal comprador de carne bovina brasileira, mas o potencial de crescimento das exportações ao país asiático é muito grande, especialmente no cenário de guerra comercial com os Estados Unidos.

“Temos uma janela de oportunidade significativa. Em 2024, 36,8% das carnes importadas pela China vieram do Brasil, e Minas já aparece como o 5º Estado exportador. O mercado chinês já reconhece a qualidade da nossa carne bovina, o que favorece a habilitação de novas empresas. Ainda assim, é fundamental estar atento às exigências do país e ao processo criterioso de habilitação”, destacou Verônica.

Em seguida, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abordou os requisitos para o processo de registro e habilitação de empresas brasileiras interessadas em exportar para a China. “A habilitação para a China é um processo técnico, complexo e altamente criterioso. Exige atenção total à documentação, infraestrutura da planta, rastreabilidade e à conformidade com normas específicas do governo chinês. Nosso papel é garantir que todas as informações enviadas sejam fidedignas, pois isso impacta diretamente a credibilidade do Brasil como exportador. Cada detalhe conta”, afirmou Carlos Gustavo de Morais Ribeiro, auditor fiscal federal agropecuário.

Outro destaque foi a participação do CIT SENAI Alimentos, que apresentou soluções práticas para adequação dos processos de habilitação, apoiando as empresas na conquista de novos mercados. “A habilitação para exportar carnes para a China é plenamente viável, mas requer preparo, estratégia e alinhamento com exigências rigorosas. No CIT, oferecemos consultorias personalizadas para apoiar desde a adequação da planta industrial até a revisão de programas de autocontrole e rastreabilidade. É preciso ter processos funcionando na prática, não apenas no papel”, explicou Érika Lopes Duarte, engenheira de alimentos e coordenadora de negócios do CIT SENAI.

Ainda no seminário, a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG, Rebecca Macedo, também apresentou todo o trabalho desenvolvido pelo setor e os produtos disponíveis para fomentar a internacionalização da indústria mineira.

Para finalizar, a Plena Alimentos compartilhou um case de sucesso, relatando sua experiência e os aprendizados no processo de exportação para o mercado chinês. A trader da empresa, Beatriz Maia, falou sobre a operação da Plena na China e destacou os desafios e aprendizados no processo de habilitação.

“É um processo rigoroso, mas não impossível. A chave é seguir o fluxo com seriedade e consistência. A Plena conseguiu a habilitação em 2019 após um longo preparo, e hoje exporta para mais de 50 países. A habilitação exige investimento, capacitação e continuidade. Um erro pode custar caro — já vivemos situações em que cargas foram incineradas por falhas fora do nosso controle. Por isso, é preciso estar sempre pronto e consciente de que um deslize afeta toda a cadeia e a imagem do Brasil no mercado internacional”, relatou Beatriz.

O seminário proporcionou aos participantes uma visão estratégica sobre o setor, além de promover a troca de informações essenciais para quem busca expandir sua atuação internacionalmente.

Veja mais fotos do evento, clicando aqui

Thaís Mota
Imprensa FIEMG

últimas notícias

Evento promove reflexão sobre tecnologia como aliada estratégica e espaço para networking
Café Empresarial debate impacto da IA na gestão
17/09/2025
Leia mais
Thumb Notícia (38)
Jovens do SESI unem robótica e impacto social
16/09/2025
Leia mais
Encontro Amcham (2)
FIEMG apoia realização do Encontro Empresarial BR-EUA promovido pela Amcham
16/09/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

0800 181 8189

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça a Associativismo

Fale Conosco

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Licitações e Compras

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒