Nesta terça-feira, 20 de agosto, a sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi palco da Viagem de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). O evento contou com a presença de 36 oficiais alunos e foi marcado por dois painéis de grande relevância: o “Painel Político”, apresentado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o “Painel Econômico”, liderado pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
A abertura do evento foi realizada pelo general Alexandre Cantanhede Lago, que destacou a importância da formação dos alunos da ECEME para o futuro do Exército Brasileiro. “Os nossos alunos serão em pouco tempo assessores de alto nível, mais à frente, comandantes de organizações militares e, um pouco mais à frente, serão os nossos futuros comandantes e chefes que estarão guiando os destinos da nossa Força”, afirmou o general, ressaltando a relevância dos temas debatidos durante os painéis.
No “Painel Político”, o governador Romeu Zema compartilhou sua experiência como gestor empresarial antes de ingressar na vida pública. Ele enfatizou a importância de uma estratégia de colocar especialistas em cargos-chave no governo. “Sou optante por uma gestão responsável. Estou aqui para fazer o certo”, afirmou.
O governador também fez uma analogia com a história militar para ilustrar sua abordagem na administração pública. “Eu acho que a história militar nos ensina muito. Os grandes generais foram os que não ficaram dentro de gabinetes ou encastelados, mas estavam lá no campo de batalha. E a minha gestão é desse jeito, estou sempre visitando cidades, encontrando com os prefeitos, com os vereadores, com setor produtivo, e isso tem um resultado que a gente não consegue nem imaginar”, explicou Zema.
O “Painel Econômico” foi conduzido por Flávio Roscoe, que destacou o papel fundamental da indústria no desenvolvimento socioeconômico do país. “A indústria é portadora de futuro. À medida que ela é grande, desenvolvedora de novas tecnologias e responsável pelo aumento da produtividade, permite às pessoas que antes não tinham acesso a algum bem ou produto, passem a ter”, disse.
Durante sua palestra, o presidente da Federação mineira apresentou dados sobre o desempenho econômico de Minas Gerais nos últimos anos, destacando o crescimento da participação do estado no PIB nacional. De 2018 a 2023, a participação de Minas Gerais no PIB do Brasil aumentou de 8,8% para 9,5%, alcançando a marca de R$ 1 trilhão em 2023. A indústria mineira, segundo ele, contribuiu significativamente para esse avanço, com um valor adicionado de R$ 284 bilhões, equivalente a 31% do total do estado.
Roscoe também elogiou a postura proativa do governador frente ao empreendedorismo, destacando que Minas Gerais conseguiu superar desafios econômicos sem aumentar impostos. “Minas Gerais vai saindo do buraco sem aumentar imposto, mas permitindo que a base da economia cresça e, assim, arrecada mais, sem aumentar a carga tributária efetiva”, afirmou concluindo que “a atividade industrial é essencial para o desenvolvimento socioeconômico”.
O evento reafirmou a importância da integração entre o setor público, a indústria e as Forças Armadas para o desenvolvimento sustentável e a segurança do Brasil.
Clique aqui para conferir as fotos desse encontro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG