A Fassa Bortolo, fabricante italiana de argamassas e rejuntes, e o Sistema FIEMG, por meio do SENAI, renovaram a parceria para a oferta de formação profissional voltada à construção civil. Iniciado em março de 2023, o trabalho da empresa com a Federação já capacita profissionais do segmento, entre mestres de obras, pedreiros e ajudantes, na projeção de revestimentos cimentícios. O novo acordo foi oficializado nessa quinta-feira (4/7) pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o diretor financeiro e de relações institucionais da Fassa Bortolo, Ivan Aliberti, durante o Minascon 2024. O evento é realizado pela primeira vez no espaço SEST/SENAT de Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado.
A novidade deste ano é a oferta de um curso gratuito de qualificação para mestres de obras, com 25 vagas, que acontecerá entre julho e novembro, no SENAI Paulo de Tarso, em Belo Horizonte. No mesmo período, serão também ofertadas três turmas gratuitas de 20 alunos cada do curso inovação em projeção de revestimentos cimentícios. As aulas têm como foco o manejo da tecnologia Fassa Bortolo, que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas. A base é o sistema Fassa Silo, trazido pela empresa ao Brasil e já utilizado em mais de 600 obras em Minas Gerais. Os alunos regulares do SENAI e inscritos no programa Trilhas do Futuro poderão se inscrever no novo curso de forma avulsa.
Para Ivan Aliberti, o acordo com o SENAI visa capacitar mão de obra para as novas tecnologias que estão chegando ao setor da construção civil. Ele celebra o novo curso de qualificação para mestres de obras. “Esse profissional é o verdadeiro ‘maestro’ na condução do trabalho em uma construção e precisa estar atualizado para garantir que as novas tecnologias entreguem a produtividade esperada pelas construtoras”, diz Aliberti. “Com o sistema Silo, as construtoras ganham tempo na gestão logística do material dentro do canteiro, aumentam a velocidade de aplicação, economizam produto e ainda evitam o descarte de sacos de papel de argamassas”, enumera Aliberti. “É uma fórmula de produtividade que o setor precisa para enfrentar os desafios da construção moderna”, diz ele.
Flávio Roscoe considera que a parceria evidencia o compromisso do SENAI e da Fassa Bortolo na qualificação dos trabalhadores da construção, além de contribuir para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor em Minas Gerais “O SENAI tem competência comprovada na formação profissional e tecnológica e esse acordo amplia ainda mais sua capacidade de atender às demandas da indústria da construção civil”, observa o presidente da FIEMG.
A unidade SENAI Paulo de Tarso conta com um sistema Fassa Silo completo para os cursos, equipado com um silo, com capacidade para o armazenamento de até 30 toneladas de argamassa, compressor, misturadora automática e mangueiras de projeção.
Os interessados podem entrar em contato no SENAI Paulo de Tarso (Via Expressa, 3220 – Bairro Coração Eucarístico) e no telefone (31) 3419-0900.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Com informações da Piquini Comunicação Estratégica