A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) lançou o Relatório de Sustentabilidade de 2023, uma demonstração de seu compromisso com a transparência e a responsabilidade socioambiental. Este documento traz um compilado dos resultados do Sistema FIEMG – que, além da própria FIEMG, inclui também o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – na busca por uma gestão sustentável, pautada nos princípios de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa. Além disso, o relatório apresenta ainda as iniciativas da Federação para impulsionar o engajamento do setor industrial mineiro em direção ao desenvolvimento sustentável.
Com presença em mais de 85 cidades mineiras, representando mais de 7 mil empresas – por meio de 126 sindicatos associados – e atendendo diretamente mais de 5 mil empresas, a FIEMG tem papel central na economia mineira e atua – por meio da formulação de políticas e do fortalecimento de redes entre governos, empresas e sociedade – para encontrar soluções para os desafios atuais e futuros, com o propósito de alcançar o planeta desejado.
Nesse sentido, a Federação é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando essas metas universais em todas as suas operações e estratégias de negócios e consolidou, no ano passado, o Comitê ESG, dedicado a orientar e monitorar as práticas relacionadas às questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Esse Comitê tem um papel crucial no desenvolvimento e implementação de ações que atendam às necessidades imediatas das indústrias mineiras e que também contribuam para o alcance dos ODS em todo o setor produtivo do Estado.
Acesse na íntegra o Relatório de Sustentabilidade de 2023 aqui e confira abaixo algumas iniciativas da FIEMG em relação à Agenda ESG (sigla em inglês – Enviromental, Social and Governance – que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa):
Environmental (E)
Além da consolidação do Comitê ESG, a FIEMG avançou em diversos quesitos da agenda ao longo do ano passado. Na questão ambiental (E), a FIEMG firmou o Termo de Cooperação com a ArcelorMittal para criar o Centro de Descarbonização Industrial, que receberá investimentos da ordem de R$34 milhões e terá equipamentos que permitem a realização de testes e condução inicial de projetos de descarbonização, auxiliando as empresas mineiras na diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
Também assinou o Memorando de Cooperação Técnica com a Energy System Catapult (ESC), com o intuito de criar um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação e promover parcerias para atender às necessidades de descarbonização das indústrias.
Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançou – juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) – o programa Aliança Ambiental Estratégica, que tem como objetivo reconhecer com o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Semad e IEL/MG aquelas empresas que implementem projetos socioambientais visando contribuir voluntariamente com o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
E em 2022, a FIEMG criou o Programa Missão Carbono Zero para apoiar as indústrias nas estratégias de descarbonização e elaborar inventários de gases de efeito estufa das indústrias. Até o final do ano passado, 70 empresas já haviam aderido, de modo a realizar seu inventário de gases do efeito estufa e desenvolver estratégias e ações voltadas ao enfrentamento das questões que envolvem a temática.
Social (S)
No âmbito social, a FIEMG, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), tem ampliado cada vez mais sua atuação no setor educacional e contabilizou, no ano passado, 39.107 alunos matriculados no ensino infantil, fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação continuada em 69 unidades espalhadas por todo o estado de Minas. Além disso, o SESI investiu 51,73% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória para viabilizar as atividades educacionais no Estado, sendo a metade destinada à oferta de 19.397 vagas gratuitas nos cursos de Educação Básica e Continuada.
Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) contabilizou 207.062 alunos que, ao longo de 2023, passaram por pelo menos um dos cursos de Qualificação Profissional Básica, Cursos Técnicos Profissionalizantes, Aprendizagem Indústrias e cursos de Aperfeiçoamento Profissional ofertados nas 74 unidades da instituição do Estado. Além disso, por meio de uma parceria com o governo estadual no projeto Trilhas de Futuro, o SENAI atendeu outros 34.963 estudantes em 42 cursos.
Além da questão educacional, o SESI atua ainda na construção de ambientes de trabalho sadios e seguros – que são essenciais para uma atuação socialmente responsável das empresas. Nesse sentido, em 2023, foram mais de 2.100 empresas atendidas em serviços de Saúde e Segurança do Trabalhador oferecidos pelo SESI Vida, e mais 350 empresas em serviços de Promoção à Saúde.
Governance (G)
Em relação à governança, a entidade tem atuado no fortalecimento do Programa de Integridade, criado para reforçar o compromisso da instituição em ter uma gestão fundamentada nos princípios do desenvolvimento sustentável, e no estabelecimento de relações respeitosas com suas partes interessadas. Nesse sentido, no ano passado, o programa integrou o Diagnóstico de Riscos à ferramenta informatizada de gestão de riscos (GRC); revisou 55,7% dos riscos mapeados entre 2020 e 2022; e realizou treinamentos sobre o tema de Assédio Moral e Sexual para 30 gerentes de unidades SESI e SENAI.
A FIEMG possui ainda o FIEMG Jovem, que visa impactar positivamente o ambiente de negócios brasileiro por meio do associativismo e da preparação de jovens empreendedores para liderar com ética, sustentabilidade, conhecimento e inovação. No ano passado, o programa contou com 135 membros ativos, com idade entre 20 e 38 anos, todos empresários e/ou lideranças em posição de decisão de indústrias mineiras atuantes nos mais diversos segmentos.
Além disso, a Federação mantém ainda o Projeto Dirigente, iniciativa que tem como objetivo desenvolver e capacitar lideranças empresariais para atuarem no fortalecimento e na representatividade do setor industrial mineiro, bem como para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. Em 2023 foram realizados três encontros multissetoriais, com uma média de 90 pessoas, em cada encontro.
Veja outras iniciativas do Sistema FIEMG acessando o relatório completo.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG