Nesta terça-feira (25/11), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, o FIEMG Jovem realizou a última reunião ordinária do ano, marcada pela despedida da presidente Izabella Lages e homenagens aos destaques da gestão 2024/2025. O encontro reuniu os jovens empresários e lideranças industriais em uma noite de celebração, reflexão e projeção de futuro.
Em seu último discurso à frente do programa, Izabella Lages destacou a transformação pessoal e profissional vivida ao longo do ciclo. Emocionada, afirmou que “pessoas que eu pude fazer uma amizade incrível, eu pude compartilhar, saber que tinha pessoas maravilhosas, com empresas maravilhosas” fizeram parte de sua trajetória no FIEMG Jovem. Ela lembrou o receio comum de novos integrantes, que muitas vezes não sabem “como furar a bolha”, e celebrou a rede construída. “Eu fico muito feliz de ver que todos vocês conseguiram fazer grandes amigos. Esses laços são extremamente importantes, porque a jornada empresarial é solitária”, disse.
Ao relembrar as entregas de sua gestão, Izabella reforçou que buscou ampliar repertórios e fortalecer a cultura histórica do grupo. “Eu tentei aguçar o senso crítico trazendo uma gama diversa de palestras, para que cada um pudesse tirar suas próprias conclusões”, explicou. Para ela, o programa foi igualmente decisivo em sua própria evolução. “Através do FIEMG Jovem eu me tornei uma profissional melhor. Na tentativa de servir todos vocês, quem ganhou fui eu”, declarou.
A presidente relembrou ainda o Circuito Sem Limites, considerado por ela uma síntese do espírito do programa. “Todo mundo cruzou a linha de chegada. E depois de uma corrida desafiadora, dançamos juntos na chuva e celebramos a conexão”, concluiu.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, reconheceu publicamente a liderança exercida por Izabella durante sua gestão. “A Bella era um diamante bruto a ser lapidado e comprovou o diamante que se tornou”, afirmou. Ainda segundo Roscoe, Izabella demonstrou uma liderança rara em um cenário marcado pela transferência de responsabilidades. “Vivemos numa sociedade, em que todos colocam a responsabilidade nos outros. A Bella sempre puxou para si a responsabilidade. Isso é o que um verdadeiro líder faz”, disse, reforçando que “o Brasil está carente de líderes que pensem mais no coletivo do que em si mesmos”.
A programação da noite incluiu a palestra “Tendências Econômicas para 2026”, conduzida por Júlio Damião, que apresentou um panorama sobre investimentos, competitividade e desafios empresariais nos próximos anos. Ele destacou que “uma empresa existe para ter lucro” e que a gestão deve estar orientada para geração de caixa e posicionamento estratégico. Ao analisar o cenário global, provocou os presentes: “Qual país que não tem guerra no mundo, tem 200 milhões de habitantes e pode ser um bom lugar para fazer investimento? Tem muito dinheiro e fundo de investimento no Brasil, mas os empresários têm bons projetos para atrair esses fundos?”, questionou.
Damião também reforçou a necessidade de entender profundamente o comportamento do consumidor. “Uma regra importante para o futuro é conhecer bem o cliente”, disse, alertando para a velocidade das transformações tecnológicas: “Hoje é o dia mais lento da sua vida. Em breve teremos um agente de IA no nosso telefone e tudo será mais acelerado”, completou.
Após a palestra, foram entregues as homenagens aos destaques da gestão 2024/2025. As premiações contemplaram Elias José de Faria Junior (Destaque da Gestão), Luisa Las Casas, Thais Vieira de Paula e João Francisco Peixoto de Carvalho Soares (Destaque Coordenação), Bruna Viana Costa Lara (Destaque Engajamento), Mariana Batista e Silva e Esther Neves Teixeira de Andrade (Liderança Interior), além dos diretores João Pedro Savoi, Tasso Galhano, Natália Ferreira, Matheus Menezes e Pedro Machado.
Em um dos momentos mais simbólicos da noite, Izabella Lages recebeu das mãos de Tasso Galhano — que assumirá a presidência na gestão 2026/2027 — uma placa em reconhecimento à sua competência, dedicação e liderança à frente do FIEMG Jovem nos últimos anos.
O encontro foi encerrado com um brinde coletivo e a tradicional foto oficial, marcando o fechamento de um ciclo e a abertura de um novo capítulo para os jovens líderes industriais de Minas Gerais.
Para acessar as fotos do encontro, clique aqui.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG