A quinta edição do Expresso FIEMG Lab reuniu especialistas na última terça-feira, 29/7, em Belo Horizonte, para discutir boas práticas na elaboração de propostas comerciais e estratégias de fidelização de clientes da indústria. Promovido pelo hub de inovação aberta da FIEMG, o evento é realizado mensalmente no P7 Criativo e integra o calendário de atividades do ecossistema com foco em networking, conteúdo prático e trocas entre startups e grandes empresas.
Com participação de profissionais da comunidade do hub, o encontro trouxe como destaque a fala de Haline Laguardia, head of sales da startup Evcomx. A executiva ressaltou a importância de personalizar as propostas e conduzir negociações mais estratégicas e próximas ao cliente. “Não tenham medo de fazer perguntas ao potencial cliente e saber qual é orçamento daquele ano, como você pode facilitar a aprovação daquela proposta, se é preciso um apoio técnico ao apresentar para a diretoria, entre outros aspectos”, orientou.
Haline também reforçou a necessidade de apresentar a proposta comercial, e não apenas enviá-la por e-mail. Segundo ela, a comunicação direta contribui para alinhar expectativas com a indústria e fortalece o relacionamento com o cliente ao longo do ciclo de vendas.
Na sequência, o coordenador do FIEMG Lab, Igor Espírito Santo, compartilhou as “Dez formas de melhorar a retenção de clientes”, com dicas práticas como apresentar a missão da empresa, gerar prova social, apresentar resultados, formar uma comunidade, cumprir promessas e manter o follow-up em dia. “Quando tratar da negociação, fale da missão da sua empresa para o cliente. As pessoas se identificam e se conectam com isso, como propósito”, afirmou.
Os convidados foram apresentados ao Café com Indústria, com uma dinâmica de pitch reverso entre startups da comunidade Impulso FIEMG Lab e representantes da Vale – Indústria do Futuro. Além disso, o público foi apresentado ao Prêmio FIEMG de Economia, que está em sua primeira edição.
A próxima edição do Expresso FIEMG Lab está agendada para o dia 28 de agosto, também no P7 Criativo.
Imprensa FIEMG