A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) lançou nesta terça-feira (1°/10), durante a abertura do Imersão Indústria, o Selo Indústria Responsável, que tem como objetivo avaliar e reconhecer as empresas com alto nível de maturidade em práticas ESG e que impactam positivamente o planeta.
“Nós estamos lançando o nosso Selo ESG. Então, quem ainda não sabe, a FIEMG dá consultoria na área ESG para fazer com que as indústrias estejam aptas a enfrentar essa nova realidade de tendência mundial”, disse o presidente da Federação Flávio Roscoe, ao final de sua palestra “Combatendo as Mudanças Climáticas: a matriz elétrica e as estratégias para um futuro mais sustentável”.
O selo será concedido com base em uma avaliação de maturidade das práticas ESG de cada indústria. De acordo com o nível de desenvolvimento, a empresa poderá receber: o selo “evolutivo”, quando adota algumas ações ESG, mas ainda de forma isolada e sem uma estratégia clara; o selo “estratégico”, quando integra os critérios ESG em seu planejamento estratégico, avaliando riscos, impactos e comunicando seus resultados; ou o selo “transformador”, quando a organização lidera mudanças no setor, influenciando sua cadeia de valor, superando metas ESG e ampliando impactos positivos com compromissos proativos.
O Selo Indústria Responsável oferece uma série de benefícios para as empresas, incluindo maior competitividade, credibilidade e novas oportunidades de negócios, tanto nacionais quanto internacionais. No entanto, para que esse valor seja realmente percebido, é essencial que o reconhecimento venha também dos consumidores e do público em geral.
E para as empresas que ainda não possuem uma atuação ESG consolidada ou madura, a FIEMG oferece diversas soluções que podem ser consultadas, clicando aqui. Além disso, as indústrias interessadas em adotar ou expandir as práticas ESG em suas unidades podem realizar um um diagnóstico de maturidade gratuitamente, clicando aqui.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, SESI e SENAI, com patrocínio máster da ArcelorMittal, Codemge, CNI e Vale; apoio máster do SEBRAE; patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Eletrobras, Schneider Eletric; patrocínio prata do Sicoob Credfiemg, Copasa, CBMM, Souza Cruz/BAT Brasil, USIMINAS e Nanum Nanotecnologia; e apoio do BDMG, Localiza, Bemisa, Sambatec, FAEMG e Fecomércio.
Veja mais fotos do evento, aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG