O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) lançaram nessa terça-feira (5/9) a segunda turma do mestrado profissional em computação missão crítica. O programa é voltado a profissionais oriundos das Ciências Exatas e contempla todas as áreas da indústria de base tecnológica. As inscrições podem ser realizadas até 20 de setembro, por meio deste link, e as aulas têm início previsto para 16 de outubro.
Em uma live, a gerente de Educação Executiva e hub de carreiras do IEL, Rejaine Almeida, o vice-reitor do ITA, Takachi Tomita, e o coordenador do mestrado, Inaldo Capistrano, deram detalhes do curso. Rejaine enalteceu a parceira com a instituição de ensino, sobretudo na “formação complementar de alto nível de profissionais, tornando-o especialistas em áreas engenharia da computação”, disse. A gerente vê no programa uma oportunidade de o aluno “desenvolver o espírito de pesquisa no profissional e a capacidade para buscar soluções de problemas novos com a criatividade”.
Tackachi Tomita destacou que o trabalho conjunto com a FIEMG e o IEL na qualificação profissional contribui para a competitividade e o desenvolvimento da indústria, sobretudo a de base tecnológica. Durante o programa, prossegui o vice-reitor, os alunos serão desafiados a resolver desafios reais a partir de projetos e trabalhos em grupo.
“Somos dinâmicos no ensino e ofertamos um conteúdo atualizado. A instituição trabalha dessa maneira, levando em conta os grandes pilares do mundo tecnológico, como segurança cibernética, ciência de dados e inteligência artificial”, acrescentou.
Inaldo Capistrano apresentou aos alunos a estrutura e a dinâmica do mestrado que, segundo ele, foram pensados também para fomentar a troca de conhecimento e experiência entre docentes e discentes. Com duração máxima de dois anos e meio, incluindo o prazo da defesa da dissertação, o programa é ofertado na modalidade ao vivo e on-line, com aulas às segundas, terças, quartas ou quintas-feiras, das 18h às 21h30.
As linhas de pesquisa são sistemas e metodologias de computação e os projetos serão orientados pelos professores do ITA, conforme o coordenador. O curso inclui visitas técnicas e workshops presenciais no ITA, em São José dos Campos, e no IEL, em Belo Horizonte.
Clique aqui e saiba todas as informações do mestrado.
Veja as fotos do lançamento da nova turma do programa