O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) iniciou nesta segunda-feira (3/06) mais uma turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC), que tem como objetivo capacitar lideranças para atuação em conselhos de Administração. Ao todo, 54 empresários, diretores, CEOs, assessores e gestores de diversos segmentos da indústria mineira e também do setor de serviços compõem a 20ª turma.
Na aula de abertura, que ocorreu em formato online, a gerente de Educação Executiva e Hub de Carreiras do IEL, Marcia Andrade Carmo Azevedo, deu boas-vindas aos participantes e fez uma breve apresentação acerca do programa.
“Esse programa é uma iniciativa pioneira e estratégica da FIEMG, destinada a capacitar líderes empresariais para desempenharem papéis essenciais em conselhos de administração e consultivos. O PDC visa promover uma visão abrangente e aprofundada sobre as melhores práticas de governança corporativa, gestão estratégica e responsabilidade social”, disse.
Ainda durante a aula de abertura, o professor da disciplina de Estratégia e Monitoramento de Desempenho, Marco Antônio Pires, destacou a maturidade do curso, que já existe há 5 anos. “Essa turma está marcando uma fase muito importante pra gente porque estamos atingindo a marca de 20ª turma, o que demonstra que o programa se encontra consolidado”, disse.
Ele destacou ainda a oportunidade de networking proporcionada pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, para além do conhecimento repassado pelo corpo docente. “Entre as principais características de um conselheiro está em ter um networking forte. Eu costumo dizer que ser conselheiro é uma atividade 24/7, ou seja, eu sou conselheiro full time e é fundamental que eu tenha um bom networking e possa trocar experiências e interagir com outras organizações e profissionais. Então, façam bom uso disso”, aconselhou.
Por fim, Marco Antônio também apresentou o board case – estudo de caso realizado ao final do curso como forma de avaliar na prática o conteúdo apreendido durante as aulas – do qual ele é o coordenador. “O board case é um caso real em que vocês serão instigados a fazer uso do conhecimento gerado durante o programa. Essa é a avaliação que queremos fazer, ou seja, o quanto geramos de conhecimento e que uso vocês fazem desse conhecimento gerado. Então, é um case de conhecimento de todos e muito impactante e atual, onde vocês poderão aplicar o que aprenderam nas mais diversas disciplinas”, relatou.
Programa de Desenvolvimento de Conselheiros
O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FIEMG tem duração de três meses com aulas sobre estratégia, legislação, inovação e tecnologia, gestão de pessoas, ESG, gestão de riscos e compliance, governança, entre outras, além do board case. Desde a sua criação, em 2019, o programa já formou mais de 700 conselheiros.
A turma que teve início nesta segunda-feira é composta por 40% das pessoas acima de 50 anos, 34% de 41 a 50 anos e 31% de 31 a 40 anos, sendo 55% mulheres. Além disso, dos 54 inscritos, 62% são CEOs, diretores, superintendentes, líderes sindicais ou empresários e outros 34% são assessores ou gestores e 74% dos inscritos já fazem parte de algum Conselho. Entre as formações predominantes na turma estão Engenharia (19%), Gestão (17%), Direito (15%), Ciências Sociais (10%) e Comunicação (7%).
Thaís Mota
Imprensa FIEMG