Na última quinta-feira (5/09), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) promoveu uma ação ambiental junto a moradores da Vila E, em Nova Lima, área de atuação da mineradora AngloGold Ashanti. A atividade foi realizada em parceria com a empresa Ângulo Social, que presta serviço para a mineradora Vale, que também atua na região. A ação foi realizada de forma conjunta já que ambas as mineradoras têm a comunidade como área de influência.
A ação é parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) das duas empresas e visa potencializar a união entre moradores da Vila E, bem como o sentimento de pertencimento, a educação ambiental patrimonial e a valorização do espaço de vivência dos moradores.
“A realização de ações dentro do PEA em parceria ajuda a criar um ciclo positivo de aprendizado, inovação e impacto ambiental. Ao unir forças, as empresas não apenas aprimoram suas próprias práticas, mas também contribuem para um mundo mais sustentável e uma sociedade mais consciente”, disse a analista ambiental da AngloGoldAshanti, Priscila Rodrigues Mazock de Deus.
No mesmo sentido, a analista ambiental do Programa Ambiental e Patrimonial do Corredor Sul da Vale, Carolina Cabral, ressaltou a importância das ações conjuntas para a população da Vila E. “A integração dos projetos de educação ambiental entre as empresas é um passo grande que estamos dando para o pleno exercício da colaboração e para o fortalecimento do trabalho em rede. Além de possibilitar resultados mais efetivos, com maior apropriação por parte do nosso público e mais impactos positivos”, disse.
O encontro foi realizado no âmbito do “Projeto Teia – Troca de Experiências e Iniciativas Ambientais”, da AngloGold Ashanti, e teve como tema central a competição e a colaboração, bem como os conceitos de abundância e escassez. A ação contou com uma apresentação do consultor do IEL, Rolf Gaspar, e do consultor da empresa Ângulo Social, Luis Letra, além de uma dinâmica na qual os participantes relacionavam seus setores com os dos colegas e analisavam formas de colaboração entre as diversas áreas.
“Foi muito interessante realizar a iniciativa em conjunto com os parceiros e promover a colaboração como fator chave para o trabalho”, disse o analista de Inteligência Competitiva do IEL, Rolf Elias Gaspar. “A ação do Projeto TEIA executada pela da Ângulo Social e IEL abordou de forma dinâmica como os colaboradores participantes da ação podem perceber como seus setores realizam atuações colaboração entre diversas áreas”, completou o gerente de projetos da Ângulo Social, Luis Letra.
A ação aconteceu no espaço Usina D´Shops, localizada na Vila E, área de influência direta do Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe, e teve como objetivo promover a troca de saberes entre os moradores e inovar com iniciativas ambientais sustentáveis e replicáveis na comunidade, possibilitando assim o aprimoramento socioambiental da comunidade, além da melhoria da relação entre meio ambiente, população e empresa.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG