Gestores e especialistas na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) debateram nessa quarta-feira, no terceiro dia do Imersão Indústria, a importância de as empresas adotarem medidas e plano de ações para garantir um meio ambiente laboral seguro para os funcionários. O Imersão é realizado desde segunda-feira (23/10), no Minascentro, em Belo Horizonte.
Eduardo Justo, gerente de Segurança do Trabalho da Gerdau, falou sobre algumas práticas e procedimentos do sistema de segurança, criado em 2001, que envolve diferentes níveis de atuação, como a sensibilização e conscientização dos funcionários.
Conforme Justo, o plano está alinhado com os grandes propósitos da siderúrgica e tem como norte os pilares físico, sistemático e comportamental. “Nós valorizamos a produção, mas a segurança está acima do tudo”, salientou o gestor, ao afirmar que a gestão de SST é tratada como prioridade pela direção da Gerdau e faz parte da cultura da empresa.
A RHI Magnesita também vê como essencial o bem-estar físico e mental dos seus colaboradores, de acordo com a gerente da área na companhia, a médica Venina Lúcia Ribeiro. A profissional considera que o investimento em SST traz benefícios para o empregador e funcionários e deve ser encarado como prioritário pelas empresas. Entre as vantagens de uma efetiva gestão de SST, está a redução de casos de ausência do funcionário no trabalho por motivo de doença, de presença do trabalhador mesmo doente e de custos com ações trabalhistas.
Venina entende que a área de saúde de empresa deve conhecer efetivamente as condições e o ambiente de trabalho, o estado físico e mental dos funcionários, bem como a realidade deles fora da atmosfera laboral. Venina e Eduardo Justo foram uníssonos ao afirmar que, independente do porte e do segmento, toda empresa deve priorizar a segurança e a saúde dos seus colaboradores.
As palestras dos profissionais tiveram a mediação de Guilherme Penna, coordenador de segurança do trabalho do SESI MG, e Cláudio Patrus, especialista de Desenvolvimento Industrial do SESI – Departamento nacional. Eles conduziram um momento de perguntas e respostas com os expositores.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, com o patrocínio master da Gerdau, Herculano Mineração, ArcelorMittal, Matrix Energia e Cedro Mineração. Usiminas, Sicoob Credifiemg, Sicoob Crediminas, Gasmig e Vale são os patrocinadores ouro. BAT, Cemig, BEMISA, Shell, os patrocinadores prata. O apoio é da Unimed-BH, (Re) Energisa, J Mendes Mineração, CMU Energia, Rede 98, Itatiaia, Rede Minas, Rádio Inconfidência, UNA e Sebrae.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG