Inteligência artificial (IA) e transformação digital na indústria. Esse foi o tema de uma palestra realizada nessa terça-feira (7/11), na reunião do programa FIEMG Jovem. O encontro foi na sede da Federação, em Belo Horizonte, e Antônio Minier, diretor de transformação de negócios na Pif Paf Alimentos foi quem falou sobre o assunto.
Munier conduziu a conversa com as jovens lideranças do grupo a partir do que ele chamou de “inteligência artificial das organizações” porque, segundo ele, a utilização das novas tecnologias deve envolver, sobretudo, as pessoas que estão no dia a dia das empresas que precisam ser engajadas e adequadamente preparadas “em meio a uma sociedade globalizada, complexa, conectada, dinâmica e com alto grau de incertezas.
Além disso, o profissional entende que empresas e organizações podem encarar os desafios tecnológicos como “oportunidades de aprimorar processos e criar novos produtos ou serviços”. IA das organizações, conforme Antônio Minier, está associada o que ele classificou de “consciência digital” que envolve, prosseguiu, “ações coordenadas, crenças, hábitos e cultura, criando um novo ambiente interno e externo para a captura novos problemas e possibilidades”.
No entender do gestor, a consciência digital precisa estar ancorada na criatividade para resolver os problemas, na democratização da tecnologia, no pensamento baseado em dados, em processos simplificados e efetividade. “Qual é o grau de consciência digital da empresa de vocês? Vá ao encontro da mudança, abrace a exponencialidade e potencialize a inteligência artificial da sua organização”, sugeriu.
Outro assunto destacado na reunião, conduzida pelo diretor de comunicação do FIEMG Jovem, Tasso Galhano, foi a presença e participação de cerca de 33 integrantes do grupo no IV Encontro Nacional dos Jovens Industriais, realizado de 25 a 27 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. Galhano avaliou a experiência como positiva, sendo uma oportunidade de compartilhar o trabalhado desenvolvido pelo programa na formação de lideranças empresariais.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG