Na manhã desta terça-feira (13/05), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) recebeu a visita oficial da embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko. Acompanhada por representantes do governo e de empresas finlandesas dos setores de tecnologia e mineração, a comitiva foi recebida na sede da Federação, em Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer parcerias entre Minas Gerais e Finlândia em prol de uma mineração mais sustentável, inovadora e alinhada à transição energética global.
Durante o encontro, o presidente do Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio Vianna, apresentou dados do setor e destacou a importância da atividade mineral para o desenvolvimento sustentável do estado. Segundo estudo técnico da FIEMG, para cada hectare minerado em Minas Gerais, há oito hectares preservados pelas empresas do setor — índice que reforça o compromisso ambiental da indústria. Vianna também ressaltou que o setor responde por 11% do PIB estadual, gera forte encadeamento produtivo e impulsiona a economia com a criação de empregos indiretos. Ele mencionou ainda iniciativas voltadas à inovação e à sustentabilidade, como o LabFab ITR — laboratório-fábrica de ímãs de terras raras — e o Centro de Descarbonização Industrial do SENAI.
A FIEMG também apresentou os principais resultados do estudo elaborado por sua Gerência de Meio Ambiente, que analisou uma área de 500 mil hectares. O levantamento mostra que 53% dessa área está preservada pelas empresas mineradoras — índice superior à média estadual de 35% — enquanto apenas 6,6% é efetivamente utilizada para a mineração. Sendo que a indústria minerária tem um efeito multiplicador expressivo, gerando, em média, quase 20 empregos indiretos para cada vaga direta. Municípios minerários também apresentam melhores indicadores socioeconômicos, como maior PIB per capita e melhores índices de educação, longevidade e renda.
A programação incluiu a exibição de vídeos institucionais da FIEMG e da Finlândia, seguida das falas da embaixadora Karanko e de representantes das empresas Metso e Nokia. Reconhecida por suas soluções tecnológicas em automação, digitalização e economia circular, a Finlândia busca ampliar sua presença no Brasil com foco na sustentabilidade. “Temos uma relação histórica com o Brasil, e Minas Gerais, sendo o maior estado minerário do país, desperta nosso interesse”, afirmou Karanko.
Representando a Metso, Ricardo Takeda apresentou as soluções da empresa para processamento mineral e refino de metais com foco em sustentabilidade. A Nokia, por sua vez, foi representada por Alberto Rodrigues, que destacou o papel da conectividade 5G em redes privadas como ferramenta essencial para modernizar a mineração e impulsionar a adoção da Indústria 4.0. A empresa mantém parcerias com grandes grupos do setor, como Vale, Samarco e Anglo American.
Ao final do encontro, Luís Márcio Vianna reforçou o interesse da FIEMG em estreitar a cooperação com a Finlândia, ressaltando a convergência de valores entre os dois territórios nas áreas de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. A visita foi acompanhada também por representantes do Centro Internacional e da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, e marca mais um passo estratégico para posicionar Minas Gerais como referência global em mineração sustentável.
Clique aqui para ver as imagens do encontro.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG