Em um dia marcado por conexões estratégicas e discussões profundas sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento industrial, a palestra “Cooperativismo Financeiro: Impulsionando a Indústria Mineira” reuniu uma plateia lotada e atenta, no primeiro dia de Imersão Indústria, no BH Shopping, em Belo Horizonte. A palestra realizada por representantes do Sicoob contou com a presença de empresários, lideranças do setor produtivo e, em especial, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, o que conferiu ainda mais peso institucional ao encontro.
Os palestrantes foram o presidente do Sicoob, Marco Almada, e o diretor superintendente do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino. Ambos trouxeram ao palco não apenas números e experiências, mas sobretudo uma visão alinhada sobre como o cooperativismo pode ser uma força motriz para a economia mineira — com destaque para a indústria.
“Nós somos feitos do mesmo DNA e somamos à FIEMG na busca de objetivos muito parecidos, que é principalmente melhorar o ambiente de negócio para os empresários da indústria”, afirmou Almada, arrancando aplausos da plateia. Sua fala reforçou o alinhamento de propósitos entre o Sicoob e a federação industrial, sugerindo uma convergência natural entre as duas entidades em prol da competitividade empresarial no estado.
Elson Justino, por sua vez, destacou o caráter único do cooperativismo como um modelo de negócio mais humano, participativo e voltado ao desenvolvimento regional. “Há uma conexão direta por ideais, porque estamos no cooperativismo também com o associativismo e, sobretudo, para demonstrar que o Sicoob Credifiemg deve ser visto como uma entidade do sistema associativista — e que ela não deva ser comparada com as instituições financeiras tradicionais. São propósitos e propostas bastante diferentes”, pontuou.
A presença do presidente da FIEMG na plateia foi simbólica: sinaliza que o movimento cooperativista já não é visto apenas como uma alternativa, mas como um ator estratégico no financiamento e fomento do setor industrial. A mensagem transmitida pelos palestrantes foi clara: o cooperativismo financeiro está pronto — e disposto — a ser um aliado de primeira linha para os empresários mineiros.
Mais do que um evento institucional, a palestra desta semana se consolidou como um marco no diálogo entre o setor financeiro cooperativo e a indústria. O público saiu com a sensação de que, ao somar forças, FIEMG e Sicoob estão abrindo caminhos mais sustentáveis, inclusivos e eficazes para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
Leia também:
Murilo Gun desafia conceitos e inspira criatividade no Imersão Indústria
Imersão Indústria: Evento de dois dias reúne líderes e especialistas para explorar oportunidades e desafios de 2025
Sobre o evento – O Imersão Indústria está sendo realizado nos dias 3 e 4 de abril, no BH Shopping. O evento é uma realização da FIEMG, SESI e SENAI e conta com o patrocínio master da Arcelor Mittal e Vale e apoio master do Sebrae MG. O evento tem também o patrocínio ouro da Herculano Mineração, Gerdau, Usiminas, do SICOOB CENTRAL CREDIMINAS, SICOOB CREDIFIEMG, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No patrocínio prata estão AngloGold Ashanti, Bemisa, CBMM, Copasa, J Mendes, Grupo Avante, Kinross e RHI Magnesita. O evento ainda conta com apoio da Federaminas, do Centro Universitário UNA, da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG