Uma peça de extrema importância histórica e relevância do SESI Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte estará na reabertura do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 13 de novembro. É uma balança do século XVIII que integra exposição internacional “Para além da escravidão: construindo a liberdade negra no mundo”, que vai acontecer nas galerias de exposições temporárias do Museu e conta com circuito de programações voltadas à cultura negra.
A exposição esteve em exibição no Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, em Washington D.C. nos Estados Unidos sob o título In Slavery’s Wake: Making Black Freedom in the World. A balança marcada com a data de 1767 em seu travessão foi historicamente atribuída a uma fazenda real e utilizada na pesagem de escravizados.

O Museu Histórico Nacional funcionará de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. A exposição vai de 13 de novembro de 2025 a 1° de março de 2026. Endereço: Praça Marechal Âncora, S/N – Centro, Rio de Janeiro, RJ.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG