Alunos do SESI São João del-Rei foram premiados na 24ª UFMG Jovem com o projeto “Projeto DEdA – Dispositivo Eletrônico de Alerta de Crise Epiléptica”. A ideia inovadora teve início em 2022 e obteve o 3° lugar geral na categoria de projetos de Ensino Médio, além de conquistar o 1° lugar na categoria de Ciências Biológicas e Saúde.
Uma Ideia que Começou na Sala de Aula:
O Projeto DEdA nasceu da inspiração do professor de Ciências Biológicas Vandeir Geraldo, que compartilhou com seus alunos do 9° ano sua experiência em feiras de Ciências. Um grupo de estudantes, formado pelos alunos Mariana Campos, João Ibrahim El-Corab e Rafael Macedo, procurou o professor com o desejo de desenvolver um projeto para o SESIVERSO 2022 que fosse relevante para a comunidade.
A inspiração veio de uma história pessoal de um dos alunos, que perdeu um ente querido devido a crises epilépticas, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e que não possui cura. Os estudantes viram a pesquisa como uma maneira de contribuir para a sociedade. A ideia central do projeto era criar um dispositivo eletrônico capaz de alertar pessoas próximas e canais de emergência quando uma crise epiléptica se manifestasse.
Colaboração e Apoio Essenciais:
Para transformar essa visão em realidade, os alunos buscaram suporte na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na equipe docente do SENAI SJDR e até mesmo em um ex-aluno da escola SESI SJDR, que fazia parte de uma equipe de Robótica. Eles conduziram pesquisas bibliográficas aprofundadas sobre a epilepsia e, com base nesses estudos, desenvolveram um protótipo de dispositivo que monitora os sintomas da doença e emite alertas por meio de um aplicativo instalado em um celular.
Desafios e Conquistas:
Com o relatório da pesquisa e protótipo prontos, o professor Vandeir Geraldo apresentou a proposta às equipes pedagógica e gestora da escola SESI SJDR, solicitando apoio para a submissão do projeto na 24ª UFMG Jovem, que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 14 e 15 de setembro. A participação dos alunos envolveu a produção de materiais gráficos, como banners e panfletos, além dos custos com deslocamento, hospedagem e alimentação para o professor e os três estudantes da 1ª série/NEM.
Apesar dos desafios financeiros, a comunidade escolar se mobilizou para viabilizar a participação. Durante o evento, o grupo montou um estande e apresentou seu projeto a avaliadores e ao público visitante. A Feira contou com a participação de 163 escolas de 25 municípios, sendo o SESI São João del-Rei a única unidade presente representando a rede SESI/MG, o que torna a conquista ainda mais significativa.
Reconhecimento e Novos Horizontes:
Após intensas avaliações, o Projeto DEdA foi agraciado com o 3° lugar geral na categoria de projetos de Ensino Médio e o 1° lugar na categoria de Ciências Biológicas e Saúde. Além das premiações, os alunos receberam blusas do evento, materiais de referência, assinaturas da revista Ciências Hoje e Bolsas de Iniciação Científica Júnior. O sucesso na 24ª UFMG Jovem abriu novas portas para o projeto, com convite para participação na 11ª FEBRAT (Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas), que será realizada de 23 a 25 de outubro, em Belo Horizonte.
Representando o SESI São João del-Rei, a diretora Fernanda Teixeira e a pedagoga Genekelly de Oliveira, estão muito satisfeitas com o reconhecimento obtido pelo projeto e dispostas a continuar apoiando os esforços de seus alunos e professores na busca por soluções inovadoras para a sociedade. “Esta foi uma conquista realmente relevante, nossos alunos obtiveram um resultado muito bom e eles vão para a Etapa Nacional, já estamos programando”, disse. Já Genekelly agradece a todos os envolvidos que tornaram possível essa jornada de descobertas e conquistas. “Estamos muito felizes em pode disseminar ainda mais o projeto, que torna evidente que o futuro são nossos próprios alunos que fazem”, declara.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG