Representantes do Sindicato da Indústria do Vestuário de Uberlândia (SINDIVESTU) e do SENAI Uberlândia estiveram ontem (28), na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, para uma reunião de benchmarking promovida pela Gerência de Educação e Tecnologia da FIEMG, através da Consultora Hérika Sendas.
A relação do SENAI Divinópolis com o Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (SINVESD), através de ações como o Centro de Design e Vestuário, a promoção de cursos de formação e qualificação de costureiras, assessorias e consultorias, entre outras ações e serviços, é referência no desenvolvimento do setor confeccionista no estado.
De acordo com Hérika Sendas, a indústria tem demandas e o SENAI tem as soluções, mas é necessário promover uma maior conexão. “Divinópolis se destaca no estado pela integração entre o SENAI e o Sindicato e nós viemos buscar conhecer as dores e potencialidades para replicar as boas práticas de gestão e processos que tão bem estão sendo desenvolvidas em Divinópolis”, pontuou.
O gerente do SENAI Divinópolis, Rener Duarte, acompanhou a visita e destacou a atuação da unidade em defesa do setor confeccionista. “O SENAI trabalha atendendo às demandas da confecção, tanto na formação profissional, quanto na assessoria e consultoria em melhorias de processos e na utilização de ferramentas 4.0 no desenvolvimento de produtos para o setor do vestuário. Tivemos a oportunidade de apresentar que essa triangulação e relacionamento estreito que existe há anos entre FIEMG Regional, SENAI e SINVESD fortalece e promove nossa indústria confeccionista”, enfatizou.
Para a presidente do SINDIVESTU, Alessiane Cabral Batoni, o benchmarking foi promissor e as boas práticas devem ser replicadas em Uberlândia. Ainda segundo a presidente, a reunião resultou em um plano de ação desenvolvido pela equipe técnica das unidades SENAI Divinópolis e SENAI Uberlândia, com a participação dos representantes dos 2 sindicatos. “A colaboração entre SENAI e Sindicato para o desenvolvimento do trabalho nas indústrias do setor do vestuário promete fortalecer o setor, combinando expertise técnica com os insights que temos na indústria, uma parceria estratégica com grandes potenciais”, enfatizou.