No dia 27 de junho, as empresas do Polo de Moda de Muriaé, empresários, administradores e estudantes de Administração, Gestão e Logística da região participaram da palestra “Guerrear e Empreender”. O evento, realizado no auditório do SENAI de Muriaé, foi uma ação do Sindicato da Indústria do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), por meio do Programa FIEMG Competitiva do IEL MG. Contou ainda com o apoio do SENAI, Prefeitura de Muriaé, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Centro de Treinamento Profissional “José Braz”, SEBRAE, Fundarte e Agência de Correios.
A palestra, ministrada pelo coronel R1 da Aeronáutica Samuel de Mattos Barroso Jr., trouxe ensinamentos e troca de experiências sobre conceitos de objetivo, como criatividade, inovação, conhecimento da empresa, estrutura organizacional com responsabilidade social, estratégia, tomada de decisão, gestão de riscos, compliance, planejamento, e doutrina/cultura organizacional, como “o empreendedorismo na visão de um militar”.
O coronel Barroso, que atuou por 38 anos na Aeronáutica, tem grande experiência voltada ao assessoramento, direção e liderança em atividades relacionadas a estratégias, planejamento, economia e finanças. Segundo ele, conceitos como os abordados na palestra, como estratégia, planejamento, risco e tomada de decisão, são conceitos aplicados na guerra que podem ser perfeitamente adaptados ao empreendedorismo.
O empresário Leonardo Morcerf Veronese, delegado Sindivest MG na região de Muriaé, agradeceu ao palestrante por sua vinda à cidade para esta troca de experiências. Ele informou que foi finalizado recentemente o Diagnóstico do Setor Têxtil do Polo da Moda de Muriaé, e que seu lançamento será feito em agosto ou setembro, quando serão apresentados números atualizados da indústria na região, relacionados à quantidade de empresas, geração de emprego e faturamento/ano de maneira geral.
Estima-se que o Polo da Moda de Muriaé, composto também por cidades do entorno, seja formado por mais de 500 empresas de confecção, sendo que em torno 55% delas produzem roupas para dormir. O Polo de Muriaé é o terceiro maior no estado de Minas Gerais, sendo muito importante para a economia regional, mineira e nacional.
Estre os participantes do evento estavam o prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira; o delegado do Sindivest de Muriaé, Leonardo Veronese; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Muriaé, Cezár Augusto Bianchi Botaro; o gerente regional dos Correios Leste de Minas Gerais, Mário Sérgio Cândido Ferreira; o gerente de projetos para a indústria do IEL/FIEMG, Thadeu Chaves Tolentino Neves; Aldo Santos Lima, representando na ocasião o diretor do SENAI de Muriaé, Cláudio Gonçalves Rutz; e o presidente do CDL AC MAIS, Henrique Lourenço.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Nayara Lourenço e Site Silvan Alves