Na manhã da última sexta-feira, 24 de maio, o CEO da Belgo Arames, Rodrigo Archer, acompanhado por uma comitiva de executivos, visitou o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT) em Belo Horizonte. A visita incluiu paradas nos Institutos SENAI de Tecnologia Metalmecânica (ISTMM), Inovação em Engenharia de Superfícies (ISIES) e Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais.
O grupo foi recepcionado pelo gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no CIT, José Luciano de Assis Pereira, que deu uma visão geral sobre a história do CIT, além de ressaltar a parceria com a Belgo Arames e os recentes avanços da entidade, como a criação do Centro de Descarbonização e a aquisição do Laboratório de Ímãs de Terras Raras em Lagoa Santa.
Durante a conversa, o CEO da Belgo Arames enfatizou a necessidade de a indústria brasileira ser mais competitiva no cenário internacional. “Precisamos ter um custo menor, uma performance melhor e ainda mais eficiência durante os processos,” afirmou. Ele também desafiou o CIT a pensar em formas de automatizar as máquinas sem alterar toda a planta industrial, visando reduzir custos e promover a inovação nos processos.
Visitas aos Institutos – A primeira parada foi no Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica (ISTMM), onde o coordenador de PDI, Júlio Alvarenga, apresentou os laboratórios e destacou projetos importantes, como a Pistola de Hidrojateamento e o CDT MADA, principal projeto em parceria com a Belgo Arames.
No Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies (ISIES), Jessica Caroline de Oliveira, analista de Tecnologia, mostrou o recém-adquirido equipamento de “propulsionamento de telas” um projeto desenvolvido em conjunto com a Belgo Arames. Ela explicou as funcionalidades do equipamento e como ele contribui para os projetos de inovação.
Thiago Manoel, também analista de Tecnologia no ISIES, guiou a comitiva pelo instituto, destacando os testes de desgaste e desenvolvimento de revestimento de superfície. Ele exemplificou como o Instituto pode apoiar a Belgo Arames na redução de desgastes e otimização da produção.
José Luciano encerrou a visita reafirmando o compromisso do CIT em apoiar a Belgo Arames em novos projetos. “O CIT está à disposição para colaborar e desenvolver mais iniciativas em conjunto”, disse.
Para Archer a parceria com o SENAI é muito promissora. “Conseguimos ver outras possibilidades de trabalho conjunto, pois temos o mesmo objetivo – fortalecer a indústria nacional por meio de entregas de qualidade, eficientes e tecnicamente confiáveis. Juntar a expertise dos centros de pesquisa ligados à instituição ao conhecimento que Belgo, como expoente da indústria da transformação, detém pode gerar ótimos resultados”, elucidou.
A visita do CEO da Belgo Arames foi uma oportunidade para fortalecer a parceria com o CIT SENAI e promover a inovação e a eficiência na indústria brasileira.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG