O workshop “Fundo Startup Indústria: a excelência dos Fundos de Venture Capital Corporativo” realizado nesta quarta-feira (29/11), no P7 Criativo, em Belo Horizonte, reuniu renomados líderes e especialistas no campo do Corporate Venture Capital (CVC) para discutir estratégias e tendências que impulsionarão a inovação na indústria.
O evento, promovido pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), teve como propósito orquestrar a próxima onda de progresso industrial e transformar o cenário de inovação no Estado.
Dentre os palestrantes, destacaram-se nomes como Cássio Spina, fundador e presidente da Anjos do Brasil; Rafael Ribeiro, co-founder na startup DealList; Guilherme Santos, líder de Corporate Venture Capital na Embraer – a Embraer Ventures; Rodrigo Carazolli, gestor de Inovação Aberta e do Fundo de Investimento em Startups da ArcelorMittal; Geraldo Santos, diretor de Canais e Novos Negócios da FCJ Venture Builder; e Helder Fonseca, sócio da Guimarães & Vieira de Mello Advogados.
Os temas em debate incluíram estratégias para promover uma nova cultura operacional e estratégica, a forma como os fundos de CVC podem impulsionar a indústria em sinergia com a corrida tecnológica e as principais tendências de investimento na indústria nos próximos anos. Cada palestrante ilustrou suas apresentações com casos de sucesso, destacando a importância de encontrar startups com valor estratégico, potencial financeiro e liderança sólida.
O presidente do Sindinfor e do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Fábio Veras, diz que o workshop trouxe as melhores mentes do Brasil no endosso da tese da criação de Fundos de Corporate Venture Capital. “Reunimos empresas top de linha, num debate de alto nível com o ecossistema de desenvolvimento de startups para entender que a FIEMG caminha nessa direção com muita qualidade e com requinte”, diz.
O anfitrião também expressou sua satisfação com o sucesso do workshop, que reuniu as melhores mentes do Brasil para impulsionar a tese da criação de Fundos de Corporate Venture Capital e promover a inovação industrial.
Gustavo Macena, superintendente do IEL e presidente do P7 Criativo, participou do evento e pronunciou a importância de se desenvolver o Fundo Venture Capital Corporativo, que será lançado oficialmente num futuro próximo pela FIEMG, junto das indústrias que participam do projeto. “Essa é uma iniciativa revolucionária e histórica para a Federação”, diz Macena.
O evento deixou claro que o investimento estratégico em startups é fundamental para o futuro da indústria, impulsionando a transformação e a excelência operacional nas empresas.
Confira as imagens do workshop “Fundo Startup Indústria: a excelência dos Fundos de Venture Capital Corporativo” no álbum abaixo: