A 2ª edição do CyberExperience CIEMG, realizada nesta quinta-feira (9/10), na sede do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), em Contagem, reuniu mais de 350 profissionais, especialistas e autoridades para debater os desafios e oportunidades da segurança digital na indústria. Promovido em parceria com a Network Eventos, o encontro destacou temas como cibersegurança em infraestruturas críticas, práticas ágeis, inteligência artificial, governança e LGPD, além de tecnologias exponenciais e cultura de inovação.
Na abertura, o presidente do CIEMG, Fausto Varela, ressaltou a importância de fortalecer a cultura de proteção digital dentro das empresas e de preparar o setor produtivo para os novos riscos do ambiente digital. “A tecnologia já faz parte da nossa vida e não há mais como viver sem ela. Mas, assim como um time de futebol precisa de um bom ataque e de uma defesa sólida, as organizações também precisam estar preparadas tanto para inovar quanto para se proteger. O objetivo do CyberExperience é ampliar o conhecimento e criar um ambiente de negócios mais seguro e sustentável”, afirmou Varela.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou que a digitalização é um caminho sem volta e que investir em cibersegurança é essencial para garantir competitividade e continuidade dos negócios. “Com o aumento da digitalização nas empresas, crescem também os riscos. É fundamental investir em segurança para proteger clientes, usuários e parceiros. Na FIEMG, implementamos protocolos e procedimentos voltados à proteção de dados e à integridade dos nossos serviços em todo o estado”, ressaltou. Roscoe também celebrou a conquista dos alunos Arthur Maia e Daniel Oliveira, do SENAI-MG, que representarão Minas Gerais e o Brasil no WorldSkills 2026, em Xangai, reforçando a importância da formação técnica e do investimento em inovação.
A superintendente executiva do CIEMG, Maria Helena Martins de Sá Guedes, enfatizou o papel do evento como espaço de aprendizado e disseminação de boas práticas. “Esta edição é extremamente relevante para o meio empresarial, num momento em que a tecnologia está presente em todas as etapas dos negócios. A segurança de dados e a conformidade são fundamentais para garantir a perenidade das empresas”, afirmou Martins.
Com uma programação técnica diversificada, o CyberExperience CIEMG abordou desde resposta a incidentes com inteligência artificial e machine learning até integração entre defesa ativa e continuidade de negócios, reunindo especialistas e representantes do setor produtivo em um dia de troca de experiências, networking e fortalecimento da cultura de segurança digital.
Confira as fotos do evento através do Flickr da FIEMG.
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG