O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do SENAI, participa nesta quinta e sexta-feira, (22 e 23/8) do C-MOVE Minas – Congresso da Mobilidade Verde & Veículos Elétricos – na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte. O evento, que é realizado pela primeira vez em Minas Gerais, promete não só sensibilizar sobre a importância da mobilidade sustentável, mas também abrir portas para a atração de investimentos no estado, gerando emprego, renda e benefícios ambientais.
O CIT/SENAI, que é um dos principais apoiadores institucionais do evento, terá um espaço dedicado a apresentar as atividades do Instituto SENAI de Tecnologia Automotiva (ISTAUTO) e do Centro de Descarbonização, que é extremamente relevante e essencial na criação de tecnologias para reduzir emissões de carbono, integrando inovação e pesquisa aplicada em setores estratégicos da indústria.
Segundo o gerente de PD&I do CIT/SENAI, José Luciano de Assis Pereira, a instituição, por meio de seus Institutos de Inovação e de Tecnologia, formatou o Centro de Descarbonização com o objetivo principal de apoiar a indústria mineira e nacional na redução de emissões. “Temos trabalhado a mobilidade elétrica em diversos projetos, como o Programa Mover e o anterior, Rota 2030. Nossas competências abrangem desde ensaios de motores e materiais avançados até o desenvolvimento de novos materiais essenciais para a mobilidade veicular. Além de atuarmos em áreas como minerais estratégicos, vitais para a produção de baterias mais eficientes,”, disse o gerente, avaliando a importância de contribuir na discussão de temas relevantes para a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo, com a Rede SENAI de Institutos de Inovação, uma das maiores redes de pesquisa aplicada da América Latina
O evento abordará temas como a hibridização do etanol e do hidrogênio verde, além das tendências em mobilidade verde. Haverá palestras de grandes nomes do setor, exposição de veículos elétricos e tecnologias disruptivas, e oportunidades para aprendizado prático sobre sustentabilidade e inovação. O pesquisador de Tecnologia do CIT/SENAI, Luiz Cláudio Costa, participa do painel “Academia e Mercado: conexão para a inovação”. Segundo ele, a interação das Instituições de Pesquisa e Inovação aplicadas – como o CIT/SENAI – com as indústrias tem um papel central no desenvolvimento e aumento da competitividade da indústria, especialmente em face dos desafios ligados à Descarbonização Industrial e ao NETZERO. “A discussão proposta no painel é relevante e necessária”, destacou o pesquisador. Essa participação reforça o compromisso do CIT com a inovação tecnológica e a sustentabilidade, proporcionando soluções que impulsionam a descarbonização e a mobilidade verde no país.
O C-MOVE Minas conta com o apoio de marcas líderes de mercado, como Stellantis, KeySight, Raízen Power e Livoltek. Também conta com o apoio da ABLA, LEMOB, EMBRAPII, Mining Hub, IBMS, Via BH, UCB, Gasmig, Governo do Estado de Minas Gerais e do SERVAS – Serviço Social Autônomo do Governo de Minas Gerais. A parceria institucional é da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico, e o apoio tecnológico e institucional é do Senai. A organização é da MES Eventos.
Serviço:
C-MOVE Minas – Congresso da Mobilidade Verde & Veículos Elétricos
Data: 22 e 23 de agosto
Horário: 10h às 18h
Local: Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte, MG
Ingressos: Clique aqui e retire seu ingresso gratuitamente.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG