Neste dia 13 de setembro, o Brasil celebra uma data emblemática: o Dia Nacional da Cachaça. Mas por que essa data é tão relevante, especialmente para a indústria mineira?
A escolha do dia 13 de setembro como Dia Nacional da Cachaça não é por acaso. A data rememora o levante de produtores, em 1661, contra a proibição da produção da bebida pelo governo português. Os produtores saíram vitoriosos, e a cachaça continuou sua trajetória rumo ao sucesso. É importante lembrar que foi durante um festival da bebida, em Belo Horizonte, nesta mesma data, em 2009, que o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor nacionalmente, decidiu comemorar o dia Nacional da Cachaça.
Para entender a importância da cachaça, vale destacar uma curiosidade: ela foi uma das primeiras bebidas destiladas da América Latina, o que demonstra sua raiz profundamente ligada à história e à cultura do país. Sua relevância é tão significativa que, em muitos locais, é carinhosamente chamada de “ouro líquido”, graças à sua cor dourada e sabor inconfundível.
Minas Gerais e a sua cachaça da boa
Não é segredo para ninguém que Minas Gerais é sinônimo de boa cachaça. Com suas vastas regiões produtoras, o Estado se destaca na produção nacional, trazendo relevância não apenas cultural, mas também econômica. A cachaça mineira é uma das mais valorizadas, tanto no mercado nacional quanto no internacional, e a indústria local gera empregos, fomenta o turismo e fortalece a imagem do estado como produtor de uma bebida de qualidade superior.
O estado de Minas Gerais, ciente da relevância da cachaça para sua economia, adota rígidos padrões de certificação. Os produtores mineiros, em sua busca constante pela excelência, submetem-se a normas e controles de qualidade que garantem ao consumidor uma bebida que atende aos mais altos padrões internacionais.
Cachaça de qualidade tem análise tecnológica
O Instituto SENAI de Tecnologia em Química, que faz ensaios em aguardente e cachaça, oferece aos produtores da bebida uma análise de qualidade que ajuda a aprimorar e elevar os padrões da produção. O laboratório é credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) conforme Portaria 185 de 09 de dezembro de 2020.
De acordo com a pesquisadora em tecnologia do IST, Giselle Andrade, o instituto oferece, para grande parte de Minas Gerais, a retirada gratuita da amostra. “O interessado deve consultar a disponibilidade de rota e frequência para a localidade desejada”, explica.
Para saber mais sobre o serviço, entre em contato com o instituto pelos telefones (31) 3489-2263 | (31) 98478-1008 ou e-mail ist-quimica@fiemg.com.br. No portal do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), você também encontra mais informações, acesse aqui e saiba mais.
Em suma, o Dia Nacional da Cachaça é muito mais do que uma celebração da bebida. É uma data que celebra a tradição, a cultura, e, sobretudo, o espírito empreendedor e inovador da indústria mineira. E para comemorar, nada melhor do que degustar uma cachaça da boa, mas com moderação.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG