Uma delegação da Stellantis, multinacional e controladora da Fiat e de outras marcas automotivas, conheceu no dia 22 de fevereiro o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) SENAI, em Belo Horizonte. O objetivo da visita foi apresentar o CIT à vice-presidência global de Engenharia Propulsion da empresa para acompanhamento dos projetos e serviços em andamento, além oportunidades de novas parcerias.

A delegação – composta pelo vice-presidente sênior de Engenharia Propulsion da Stellantis, Micky Bly; o diretor de engenharia Propulsion South América, Vinicius Abreu; junto com outros quatro gerentes – foi recebida pelo diretor do CIT, Carlos Bork, que, juntamente com o gerente de Pesquisa, Inovação e Tecnologia (PD&I), José Luciano, e o coordenador de Tecnologia e Inovação, Júlio Pires, conduziram a visita.

O evento teve início com uma apresentação sobre a estrutura do CIT, bem como sobre o papel do SENAI na formação de mão de obra para a indústria. Em seguida, Micky Bly conheceu os institutos SENAI de Tecnologia em Metalmecânica, de Tecnologia em Meio Ambiente e de Tecnologia Automotiva.

Micky Bly elogiou as instalações do CIT e a parceria mantida entre a instituição e a Stellantis. “Eu já vinha ouvindo sobre as instalações (do CIT SENAI) há dois anos e sobre a parceria que temos e está claro para mim que temos uma boa parceria aqui. Fico muito satisfeito em ver as instalações, o investimento e a integração da nossa equipe. Isso realmente é uma parceria, e não só de equipamentos, mas também de pessoas. Nós aprendemos, vocês aprendem e eu vejo uma grande oportunidade de crescimento”, disse.

Diretor do CIT, Carlos Bork destacou que a ida do diretor da Stellantis à instituição permitiu que ele conhecesse a estrutura e o trabalho desenvolvido em parceria pelas instituições, além de novas possibilidades de parcerias. “Quando o cliente em tour presencial conhece as potencialidades do estado de Minas Gerais, mais especificamente da FIEMG, com seus laboratórios de tamanha qualidade, ele identifica novas possibilidades porque, muitas vezes, eles estão contratando o mesmo serviço em outros países e por um custo muito maior”, disse.

“A visita do Micky para nós é muito importante porque ele é o líder global da área de engenharia de propulsion systems [motores e câmbio] do grupo Stellantis, que é um dos nossos principais clientes hoje”, complementou o gerente de Pesquisa, Inovação e Tecnologia (PD&I), José Luciano. “Para nós, o que fica de bom foi que colocamos o padrão de qualidade SENAI e ele pôde ver que é uma coisa diferenciada e de padrão internacional, o que corrobora com nossa visão aqui no CIT, que é ser um centro de excelência de classe mundial”, completou.

A visita também foi enaltecida pelo gerente sênior de Testes & Análises South América Stellantis, Fernando Marchezine, sobretudo em relação à possibilidade de novos trabalhos em conjunto. “A importância para nós é compartilhar com o Micky Bly o trabalho e a parceria que vem sendo desenvolvida com o CIT. Isso ajuda a viabilizar novos projetos”, disse.

Além de Micky Bly, Vinicius Abreu e Fernando Marchezine, também acompanharam a visita, pela Stellantis, Henrique Cabaleiro (PRS SA Product Center Flex & Altern. FuelManager); Eduardo Xavier (PRS SA Calibration Engineer Senior Manager); Ricardo Campos (PRS SA Project Management Senior Manager); Remo Carvalho (PRS SA Testing and Analysis Responsible); e Rodrigo Canuto (PRS SA Product Center Flex & Altern. Fuel Responsible).

Firmada há 5 anos, a parceria entre o CIT e Stellantis é voltada para capacitação profissional, pesquisas, testes de motores e veículos e desenvolvimento de tecnologia e inovação para a indústria automotiva.

CIT

O CIT é o maior centro privado de tecnologia aplicada para a indústria de Minas Gerais. Possui 68 laboratórios e mais de 700 clientes ativos por ano da indústria automotiva, do setor de óleo e gás, de energia, da agroindústria, além de siderurgia, metalurgia e mineração.

Desde 2015 foram investidos US$ 70 milhões em upgrade de laboratórios, infraestrutura de equipamentos e capital intelectual. Atualmente, o CIT atua com pesquisa de desenvolvimento e inovação em dez campos de expertise, dentre eles automotivo, educação, meio ambiente, metal mecânica, descarbonização, entre outros.

Thaís Mota
Imprensa FIEMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *