Neste espaço lúdico e interativo, a Cemig, em parceria com o SESI MG, utiliza ferramentas essenciais como educação, tecnologia, arte e cultura para a disseminar o conhecimento sobre energia em Minas Gerais.

O Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética propõe ao público a mudança de comportamento como elemento central para levarmos adiante uma sociedade mais desenvolvida e também mais sustentável.

Os visitantes podem trilhar percursos pela história da energia; explorar as relações do ser humano com a energia elétrica - da geração ao uso sustentável - e descobrir na arte um instrumento de reflexão sobre a eficiência energética, por meio de várias linguagens.

Para guiar o público nesse espaço, transformamos a ilustre Professora Beatriz Alvarenga, pioneira no ensino de física no Brasil, em uma personagem divertida que conduzirá os visitantes pelo mundo da energia eficiente.

Visite o Espaço Cemig SESI de Eficiência Energética e dê mais luz à seu conhecimento e ao sua forma de consumo.

VISITAÇÃO ENERGIA HOMENAGEADA programação DOWNLOADS FOTOS VISITAÇÃO ENERGIA HOMENAGEADA programação DOWNLOADS FOTOS
downloads

folder em inglês

JOGO TABULEIRO

CARTELA DE ADESIVOS

ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL

Desde 2015, os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) uniram forças para a criação de uma Agenda Mundial que deverá ser cumprida até 2030. A partir disso, foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo número 7 é Energia Limpa e Acessível, que assegura o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos e todas.

Beatriz Alvarenga

Beatriz Alvarenga é mineira de Santa Rita de Itabira e desde muito cedo se apaixonou pelos números. Aos 4 anos já sabia somar e dividir e na época da escola, sua disciplina preferida era Matemática, claro! Em uma época onde as mulheres quase não eram vistas na área de ciências exatas, Beatriz decidiu fazer Engenharia Civil aos 17 anos, para continuar trabalhando com cálculos.

Na faculdade, descobriu seu amor pelo ensino após ser convidada para dar aulas de física - disciplina que não formava profissionais na época. Em 1946, Beatriz foi a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil na UFMG. Também foi a primeira professora de física do Colégio Estadual Central e também do Colégio Universitário da UFMG.

Em 1968, já professora da Universidade, ajudou a fundar o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Cada vez mais empenhada em melhorar o ensino de física no Brasil, uniu-se ao colega Antônio Máximo na editoração de uma coleção de livros didáticos chamada Curso de Física, em 1970 - Best Seller na área, publicado em diversos países da América do Sul. Seus livros traziam uma abordagem voltada mais às experiências práticas da Física e suas aplicações no dia a dia.

Incansável educadora, ajudava os alunos após as aulas, chegando a adquirir um imóvel ao lado de sua casa para montar um laboratório de Física repleto de experimentos. A frente do seu tempo, Beatriz atravessou sua carreira incentivando a presença das mulheres no ensino de física, mostrando que a ciência não têm gênero.

fale conosco

(31) 3248-8621   |    3248-8614 e educativomao@fiemg.com.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Entrada
gratuita

Terça a sexta-feira: 11h às 16h

Sábados e feriados: 9h às 17h

Entrada permitida até 30 minutos antes do último horário.

Algumas experiências, como os jogos manuais, serão apresentadas pelo educativo do Museu seguindo protocolos, como aferição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras de proteção e utilização de álcool 70% ao longo do percurso, bem como a redução e o controle da quantidade de público. Para saber mais sobre as medidas de prevenção ao coronavírus que o SESI Museu Artes e Ofícios está adotando, acesse: www.mao.org.br/noticia/estamos-de-volta/

Museu de Artes e Ofícios

SESI

CEMIG