Na noite desta quinta-feira, 24 de novembro, a sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi palco da emocionante formatura da primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores da Construção Pesada. Um marco na capacitação de líderes do setor, o programa é resultado de uma colaboração estratégica entre o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), a FIEMG, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a consultoria Paulo Matos Tecnologia de Gestão (PMTG).
O Sicepot-MG, em consonância com sua missão de fomentar o crescimento das empresas associadas e da indústria da construção, idealizou o pioneiro Programa Brasileiro de Desenvolvimento de Gestores da Construção Pesada. O objetivo principal foi oferecer formação e atualização a gestores do setor, dotando-os da capacidade necessária para superar os desafios empresariais. Essa experiência inovadora e única, focada exclusivamente nas necessidades das empresas de construção pesada, uniu a teoria à prática, elevando empresários e gestores executivos a um nível superior de competência.
Ao combinar a vivência prática com os conceitos de gestão mais modernos e inteligência emocional, o programa preparou os participantes para aumentar a produtividade e os resultados de suas empresas, enfrentando os grandes desafios do setor e promovendo maior competitividade e melhores oportunidades de negócio.
Na cerimônia de abertura, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, parabenizou o Sicepot-MG pela iniciativa de oferecer o curso, destacando a importância da constante busca por aprimoramento: “Muitas vezes, o empresário pensa que sabe tudo, e infelizmente não é o caso. Portanto, o aperfeiçoamento dos gestores das empresas é fundamental”.
Roscoe também enfatizou a relevância dos cursos liderados pelo IEL, afirmando que estão alcançando um público crucial para o desenvolvimento do Estado. “Essa preparação é fundamental, porque é determinante para o sucesso das grandes empresas que impulsionam o nosso estado para frente”, finaliza.
Paulo Matos, CEO da Paulo Matos Tecnologia de Gestão, destacou a profunda ligação entre sua empresa, a FIEMG, o IEL e o Sicepot-MG, afirmando: “Tivemos aqui os maiores presidentes dos maiores grupos do Brasil. A história da construção do Brasil”, disse.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada, João Jacques, enfatizou a importância do curso no contexto atual: “A maioria dos participantes do curso não se conhecia, e o networking foi fundamental”. Ele ressaltou o papel do associativismo na fortificação da indústria e mencionou que, ao longo de 10 meses de imersão mensal, houve um feedback positivo que será utilizado para aprimorar as próximas edições do curso.
A oradora da turma, Poliane Gomes Costa, expressou o quanto o curso foi enriquecedor para os participantes. “Esse curso foi engrandecedor como pessoa, como empresário e como empresa”. Ela destacou a perspectiva ampliada que o programa proporcionou, mostrando que muitas vezes os desafios que enfrentamos são pequenos diante do vasto universo de experiências de outros gestores.
A formatura da primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores da Construção Pesada representa um passo significativo na evolução e fortalecimento do setor, promovendo gestores preparados e capacitados a enfrentar os desafios do mercado, contribuindo assim para o progresso da indústria da construção pesada em Minas Gerais.
Confira abaixo as fotos da formatura do Programa de Desenvolvimento de Gestores da Construção Pesada:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG