O Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais (Sindilurb-MG), com apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), realizou nos dias 9 e 10 de agosto, a 2ª Feira Mineira de Resíduos, no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI), em Belo Horizonte.
O tema desta edição foi “Sustentabilidade, um Bom Negócio” e busca disseminar informações sobre o setor de limpeza urbana e da destinação de resíduos.
O presidente do Sindilurb-MG, Maurício Sigaud, afirmou que a feira marca o caminho de uma nova mentalidade sobre os resíduos. “Mais do que uma feira de negócios, este evento representa uma mudança de paradigma de como a indústria e toda a sociedade enxerga os resíduos. Este é o momento ideal para consolidar essa nova perspectiva”, disse o líder sindical.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, reforçou a ideia de que iniciativas como esta torna o futuro sustentável possível. “No passado o resíduo era desprezado e agora é um componente do futuro”, afirma Roscoe ressaltando que é um ato de coragem levantar do zero uma feira desse nível, com um olhar para os negócios e com tecnologia. “É um evento que soube olhar para todas as vertentes, uni-las e promove-las”, conclui.
A Feira Mineira de Resíduos
A 2ª Feira Mineira de Resíduos foi realizada no CIT/SENAI, nos dias 9 e 10 de agosto, reunindo órgãos públicos, empresários, startups, fornecedores, investidores, acadêmicos, entidades, empreendedores e estudantes em um ambiente propício às oportunidades atuais e emergentes no setor de resíduos.
Durante os dois dias, palestras com as principais referências da indústria de resíduos enriqueceram ainda mais a experiência. Os participantes fizeram visitas técnicas e tiveram a chance de conhecer projetos transformadores em sustentabilidade, soluções para desafios na gestão e tratamento avançado de resíduos.
Sigaud celebra o resultado desta edição. “Promovemos um debate enriquecedor para estabelecer a visão de que os resíduos hoje são verdadeiros ativos na geração de renda, movimentando a logística do reaproveitamento de diversos materiais. Ao trazer esse debate para o setor industrial, científico e comercial, estamos ressignificando toda a cadeia de valorização de resíduos”, reitera.
O evento contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Federação das Indústria s de Minas Gerais (FIEMG), além do apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), com o apoio dos patrocinadores do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e dos Cabineiros de Belo Horizonte (SINDEAC), ARGOS, e como patrocinador sustentável, a ESSENCIS MG e a VIASOLO.
Para ver as fotos, clique na data desejada:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG