A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), deu início ao Mestrado Profissional em Computação de Missão Crítica (MPCOMP). A aula inaugural foi realizada nesta terça-feira, 21 de novembro, em formato virtual, acomodando os 32 alunos matriculados de diversas localidades do Brasil.
A gerente de Educação Executiva e Hub de Carreiras do IEL, Rejaine Almeida, recepcionou os alunos na plataforma virtual e falou um pouco sobre a proposta do curso. “O mestrado strictu sensu visa aprimorar a formação de profissionais altamente qualificados em tecnologia, atendendo à crescente demanda dos diversos setores da economia”.
Ela enfatizou ainda a soberania dos Sistemas Computacionais de Missão Crítica por realizarem funções essenciais para a missão de suas instituições. “A falha ou interrupção de sistemas computacionais críticos podem levar a situações catastróficas ou que coloquem em risco a continuidade do negócio. Sendo evidente a importância de uma iniciativa como essa em pareceria com ITA”, disse.
Gustavo Macena, superintendente do IEL e presidente do P7 Criativo, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da colaboração entre o IEL e o ITA no fornecimento de uma educação de ponta em um campo tão vital. “Aos alunos, digo que terão uma jornada maravilhosa, pois terão um conteúdo técnico que nos desafia buscar o nosso melhor”, diz Macena.
O vice-reitor do ITA, professor-doutor Jesuíno Takachi Tomita, reforçou a relevância da iniciativa para o avanço tecnológico e inovação industrial, dizendo que o mestrado carrega um nome atual e extremamente moderno. “Quem realiza o mestrado strictu sensu poderá lecionar e a sociedade necessita de pessoas desse potencial”, complementa o vice-reitor do ITA.
Além disso, o professor-doutor Carlos Henrique Costa Ribeiro, chefe da divisão de ciência da computação (IEC) do ITA, enfatizou a relevância dos sistemas computacionais de missão crítica e a necessidade de profissionais altamente capacitados nesse segmento.
O curso é distintamente aplicado, mas mantém o rigor teórico característico do ITA. Ele se destaca pela contribuição em projetos de pesquisa aplicada em computação de missão crítica, essenciais em várias indústrias de alta complexidade, incluindo o setor aeroespacial, indústrias diversas e serviços financeiros especializados.
A aula inaugural – A programação da aula inaugural contou com uma palestra magna de Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, abordando o tema “Destruição criativa, tecnologia e seus desdobramentos”.
Seguiu-se uma palestra acadêmica do dr. Paulo André Lima de Castro, professor do ITA e chefe do departamento de metodologias da computação do IEC, sobre “Inteligência Artificial em 2023 – como ir além do hype em direção a aplicações de missão crítica”.
Finalmente, o dr. Inaldo Capistrano Costa, professor do ITA e coordenador do mestrado, apresentou a jornada e a dinâmica das aulas do curso.
Este mestrado simboliza um passo significativo no fortalecimento das competências nacionais em tecnologias críticas e na preparação de profissionais para desafios contemporâneos no cenário tecnológico global.
Confira abaixo as fotos da aula inaugural do Mestrado em Computação de Missão Crítica:
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG