A Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa de Minas Gerais (ADCE-MG) promoveu na segunda-feira (5/6) um evento na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, uma palestra e um debate a respeito da sustentabilidade na mineração. Fundamental para a economia do estado, a atividade mineral foi analisada sob esse viés pelo presidente da Federação, Flávio Roscoe, o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil, José Fernando Aparecido de Oliveira, dirigentes da ADCE e empresários do setor.
Roscoe considera que a mineração desempenha um papel relevante na preservação do meio ambiente no estado e citou como exemplo o Quadrilátero Ferrífero, região que concentra uma expressiva produção de ferro bruto no Brasil. De acordo com o líder empresarial, 23% do território é preservado pela atividade mineral, que ocupa 2% da área. “Eu entendo que a mineração representa preservação ambiental e é portadora de futuro”.
O presidente da FIEMG considera que segmento tem contribuído para a sustentabilidade ambiental também na produção de ferro-gusa, com o uso do carvão vegetal ao invés do mineral, causando menos emissões de gases poluentes, o que, frisou Roscoe, “torna o segmento mais competitivo no mercado exterior”.
No mesmo contexto, José Fernando Aparecido de Oliveira, palestrante do evento, afirmou que a atividade minerária não se mantém se não for “sustentável e segura” e falou da importância de agregar valor à cadeia produtiva, desde a extração do minério à dissipação dos rejeitos. Oliveira entende que é preciso diversificar a economia dos municípios onde a atividade é a predominante e defendeu investimentos na infraestrutura ferroviária para o escoamento da produção.
A presidente da ADCE-MG, Maria Flávia Cardoso, considerou que o evento proporcionou um debate sobre a mineração sustentável no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. “A atividade minerária desempenha um papel fundamental em Minas Gerais, impulsionando a nossa economia a gerando empregos. No entanto, é essencial reconhecermos que essa atividade também apresenta desafios significativos para o meio ambiente”.
“A mineração é um segmento importante e estratégico para o estado e nós, empresários, estamos inseridos nesse contexto. Por isso, precisamos debater esse assunto com toda clareza e serenidade”, afirmou presidente da ADCE-Brasil, Sérgio Cavalieri.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG