Fotos: Lucas Nolasco
A FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Prefeitura de Brumadinho, o Governo Minas Gerais e a Vale apresentaram nesta quinta-feira (3/8) a empresários de diversos segmentos da indústria o projeto do distrito industrial de Brumadinho, munícipio localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O lançamento foi realizado dentro do projeto Invista Mais, que visa atrair investimentos para o setor produtivo. O Distrito Industrial de Brumadinho vai contribuir para desenvolvimento socioeconômico, geração de emprego e renda.
“Esse evento é uma demonstração clara do comprometimento do nosso estado com os interesses da nossa sociedade e com o desenvolvimento de nossa região”, disse o vice-presidente da FIEMG e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêutico e Químico para Fins Industriais de Minas Gerais (Sindusfarq-MG), Carlos Mário de Morais. Para ele, “é através de políticas públicas, parcerias e decisões bem fundamentadas que se torna possível criar um ambiente propício ao crescimento e à prosperidade”.
Diversificação econômica para Brumadinho
O distrito industrial foi idealizado com outro objetivo importante, o de reduzir a dependência do município em relação à mineração a partir da diversificação econômica voltada às indústrias e a serviços complexos.
O prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos, considera também que o projeto vai favorecer o desenvolvimento do município. “Consolidar uma área com toda a infraestrutura e logística necessária para a implantação do Distrito Industrial é um passo importantíssimo para que Brumadinho possa resgatar a sua independência econômica para além da mineração”, afirmou Barcelos.
A secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que participou do projeto desde o início, lembrou das consequências do rompimento da barragem de minério em 2019 e a necessidade de recuperar a economia local. “Quando a gente começou a desenhar o termo de reparação de Brumadinho, tínhamos duas certezas: as 272 vidas perdidas no desastre jamais foram recuperadas e a dor jamais vai ser reparada. E a certeza de que nós tínhamos que fazer de Brumadinho uma cidade modelo, levar investimentos que garantissem o crescimento”, analisa a secretária.
“O Distrito Industrial é o resultado de um investimento de R$ 170 milhões, sendo nossa maior aposta em termos de geração de oportunidades de emprego e renda, além de uma diversificação da economia de Brumadinho. É muito importante que a gente tenha esse olhar amplo, de trazer ações sociais, de diversidade econômica, de lazer, de turismo”, completa Luísa Barreto em seu discurso.
Também presente na cerimônia de lançamento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, ressaltou que a promoção do distrito industrial inclui Brumadinho na rota do desenvolvimento de empresas multinacionais. “Trabalhamos para que empresas globais possam vir, se instalar e se relacionar com o município, porque é um projeto de encadeamento produtivo, onde essas grandes empresas podem dar condições para a mão de obra local e também fornecedores locais”, conclui.
Infraestrutura para o fortalecimento de negócios locais
Além de urbanizar uma área de cerca de 1,2 milhão de m² que será dotada de infraestrutura de ponta, o distrito industrial irá promover o fortalecimento do ambiente de negócios de Brumadinho por meio da capacitação de mão de obra especializada, o fortalecimento de empreendedores locais, a modernização da legislação municipal e o incremento do setor da economia criativa.
A área ficará a 3,5 km distância da entrada de Brumadinho e será conectada às BRs 040 e 381, duas importantes rodovias do país. O distrito será viabilizado em cerca de 490 mil m², divididos em aproximadamente 90 lotes, que podem ter de 1,5 mil m² a 10 mil m².
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do Município, Christiane Passos, além da infraestrutura do Distrito Industrial, “Brumadinho espera contar com o apoio do Governo de Minas para implantar uma nova estrada de acesso, uma via que dará seguimento direto à BR-381, passando pelo município de Betim e do futuro aeródromo da cidade, que também vai ter um escoamento de trânsito muito grande”. Ela ressalta que de imediato, a prefeitura já iniciou a pavimentação da estrada da Serra da Conquistinha, que faz a ligação direta de Brumadinho à rodovia Fernão Dias.
O projeto Distrito Industrial de Brumadinho é custeado com recursos provenientes do Acordo de Reparação Integral assinado em 2021 pela Vale, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado de Minas Gerais e pela Defensoria Pública de Minas Gerais, para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Esse projeto constitui uma das obrigações de fazer a cargo da Vale, conforme previsto no referido Acordo.
Confira aqui as fotos do evento Invista Mais FIEMG – Venha para Brumadinho.