Integrantes da Câmara da Indústria de Base Florestal da FIEMG voltaram a se reunir nesta sexta-feira (22), em mais um encontro do grupo de trabalho em 2024. O evento reuniu representantes do setor industrial para discutir temas estratégicos, como mudanças regulatórias e avanços ambientais em Minas Gerais.
Durante a abertura do encontro, o presidente do colegiado, Fausto Varela, destacou a importância do diálogo e da articulação dos empresários em temas que impactam diretamente o setor. “A Câmara tem o papel de promover discussões qualificadas para garantir que a indústria de base florestal esteja preparada para os desafios e as oportunidades que surgem diariamente’’, afirmou. Ele ressaltou, ainda, que um dos propósitos do colegiado é promover a melhoria do ambiente de negócios de base florestal, estimulando o desenvolvimento da cadeia produtiva e tornando-a mais ‘’inovadora, sustentável e competitiva’’.
Na sequência, Priscila Koch, representante da diretoria de Qualidade e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD), detalhou as recentes alterações na Deliberação Normativa COPAM nº 187, que estabelece condições e limites máximos de emissão de poluentes atmosféricos para fontes fixas. Segundo ela, a SEMAD propõe a revisão da Deliberação para apresentar diretrizes voltadas para o controle de poluição atmosférica no que tange à contribuição individual por parte da operação de empreendimentos.
Em seguida, Thiago Silva Magalhães, da Gerência de Assuntos Trabalhistas da FIEMG, abordou questões relacionadas às convenções coletivas. Ele destacou os principais pontos de negociação e os reflexos dos acordos para o setor industrial.
Por fim, a analista da Gerência de Meio Ambiente da FIEMG, Nathália Martins, atualizou o status da Lista de Espécies Exóticas Invasoras de Minas Gerais, tema que demanda atenção constante do setor. A reunião foi encerrada com uma sessão de perguntas e contribuições dos participantes.
Clique aqui e confira mais fotos do encontro.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG