A Câmara de Obras Industriais realizou nesta sexta-feira, 07 de julho, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, mais uma reunião do colegiado. No encontro estavam presentes os 18 membros do colegiado, de forma híbrida, bem como os convidados do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação.
Presidindo o colegiado desde a sua fundação, Ilso José de Oliveira lembrou que “em cerca de três anos de existência, sendo essa a Câmara mais nova da FIEMG, o trabalho realizado tem sido exemplar”, disse. Ainda segundo Oliveira, os grupos de trabalho estão seguindo o propósito de analisar, debater e fazer recomendações, posteriormente encaminhadas ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, para a construção de um ambiente mais adequado à atividade industrial, além de fortalecer a participação nas decisões políticas, com base no alinhamento estratégico da Federação.
Lembrando que a Câmara é dividida em três grupos de atuação, que a cada encontro, apresenta o trabalho realizado e debate os próximos passos, com definição do calendário de ações e das diretrizes, para que todo o colegiado construa um trabalho assertivo.
Programa Engenheiros do Futuro
Na ocasião, o IEL, representado pela coordenadora de Educação Executiva, Marcela Campos e pelo analista de projetos do IEL, Joyldson Gomes, apresentou o Programa Engenheiros do Futuro para os membros do colegiado.
O programa tem como objetivo desafiar e estimular os participantes a vivenciarem situações de aprendizagem na indústria e práticas inovadoras, inerentes à Engenharia. “A relevância da capacitação desses engenheiros é aprimorar os conhecimentos relativos à sustentabilidade e às demais atividades da construção civil. Nossa proposta é para as empresas que queiram habilitar os trainees e prepara-los melhor para a indústria”, diz Marcela Campos.
Negócios Internacionais
Para propor o desenvolvimento de uma estratégia de trabalho para as empresas da Câmara no mercado internacional, estavam presente a analista de Negócios Internacionais, Verônica Winter, e o consultor de Negócios Internacionais do CIN, Alexandre Brito.
O objetivo da apresentação do CIN foi mostrar como fazer um levantamento de informações e projetos de obras a serem lançadas e executadas no exterior. “Dessa forma, é possível gerar oportunidades de negócios e de participação das empresas mineiras, envolvidas na Câmara de obras, em projetos de investimentos no exterior”, explica Brito.
Acesse aqui para ver as fotos da reunião do colegiado.
A Câmara de Obras Industriais da FIEMG é formada por representantes de instituições de classe, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), de instituições de educação, como a Fundação Dom Cabral e diversas empresas.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG