Na tarde desta sexta-feira, 25 de outubro, a Câmara de Obras Industriais (COI) da FIEMG realizou sua reunião ordinária na sede da Federação, com a participação de conselheiros e convidados do setor. Presidida por Ilso José de Oliveira, o encontro teve como objetivo debater a evolução das atividades do colegiado, além de discutir temas relacionados à sustentabilidade no ambiente industrial.
Durante as boas-vindas, Ilso destacou o papel da Câmara, criada em dezembro de 2019, e seu objetivo de congregar empresas do setor para promover a integração e o intercâmbio institucional entre contratantes e contratadas. “Nosso propósito é elevar o nível de sucesso dos projetos no âmbito das obras industriais e contribuir para o aumento da maturidade e competitividade das empresas”, reforçou.
Apresentação do Selo Indústria Responsável – Uma das pautas de destaque foi a apresentação do Selo Indústria Responsável, conduzida por Jane de Souza Ramos, analista de Projetos Sociais da Gerência de Responsabilidade Social Empresarial da FIEMG. O selo é uma certificação que avalia o nível de maturidade das indústrias em relação à incorporação de práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). “Fico feliz em ver que o desenvolvimento sustentável é um pilar da câmara, porque as indústrias devem ter maturidade para evoluir no planejamento estratégico de ESG”, afirmou.
Ela explicou que o selo é dividido em cinco estágios de maturidade, desde o estágio inicial até o Selo ESG Transformador, que posiciona a indústria como líder no setor, influenciando positivamente sua cadeia de valor. A implementação dessas práticas contribui diretamente para a redução de custos, aumento da eficiência operacional e melhoria da competitividade.
Novo membro da Câmara – Ilso também anunciou a chegada de Marcus Cassini, que passa a integrar a Câmara de Obras Industriais representando o Sinduscon/MG. “Estamos muito felizes em receber Marcus, que trará sua expertise para contribuir com nossos trabalhos”, celebrou o presidente.
Grupos de Trabalho e Atualizações – A reunião prosseguiu com a atualização dos três grupos de trabalho que compõem a Câmara. Com 23 conselheiros ativos, os grupos têm atuado em diversas frentes, desde a promoção da engenharia e valorização de projetos em Minas Gerais até a ampliação da participação de empresas mineiras nos projetos implantados.
Além disso, o encontro contou com a apresentação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e abriu espaço para um debate entre os presentes, esclarecendo dúvidas e discutindo as estratégias para o fortalecimento do setor.
Confira aqui as fotos da reunião.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG