Empresários do setor da moda participaram, nesta terça-feira (28), de mais uma reunião da Câmara do Vestuário e Acessórios da FIEMG. O encontro, realizado em formato híbrido, discutiu tendências e oportunidades para o segmento nos próximos meses.
Mariângela Marcon, presidente do colegiado, destacou o reconhecimento recebido pela Câmara ao longo de 2023. Para ela, a partir dessa valorização, ‘’é possível atrair novos investimentos para todo o Estado, que já é visto como referência nacional quando o assunto é moda’’.
Em seguida, a secretária executiva do grupo de trabalho e gerente de projetos de negócios do IEL/MG, Franciely Martins, fez uma retrospectiva sobre a 30ª edição do Minas Trend. Ela lembrou que o evento, realizado entre os dias 24 e 26 de outubro no Minascentro, em Belo Horizonte, gerou mais de R$ 26 milhões em vendas. Entre as novidades desta edição, destaque para o Minas Trend Kids – Baby e Teens. A ação foi lançada no dia 25 de outubro com um desfile de 40 marcas do segmento. ‘’O Minas Trend contou ainda com uma programação de workshops, palestras, talks e lives sobre tendências, marketing, comunicação, negócios, etc. Um evento que, a cada ano, busca inovar e surpreender’’, afirmou Franciely. Ao todo, marcas de dez Estados brasileiros expuseram na feira, sendo 50% delas mineiras
Outras pautas
Luciana Mundim e Rita Eliza Reis, da gerência tributária da FIEMG, também participaram do encontro e apresentaram os principais destaques de uma audiência pública realizada neste mês pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Durante a reunião, deputados estaduais e integrantes da Frente da Moda Mineira discutiram alternativas e traçaram estratégias para reforçar o papel do setor como uma expressão artística e cultural no Estado. Elas destacaram que tal reconhecimento ‘’pode atrair incentivos’’ e avançar com as discussões tributárias na indústria da moda.
Por fim, Mariângela Marcon analisou os principais resultados da Missão à China, que reuniu 185 participantes, incluindo parlamentares, empresários e membros do executivo estadual. A intensa agenda de visitas técnicas e reuniões proporcionou acordos na casa dos R$ 800 milhões.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG