Reafirmamos nossa intenção de incentivar a cultura mineira, cujos pilares incluem a “Sala Minas Gerais” e a “Orquestra Filarmônica de Minas Gerais”. Desde o início das tratativas com a CODEMIG, a intenção do SESI/MG tem sido apoiar esse espaço cultural, visando à redução dos custos da estrutura da Sala Minas Gerais, tanto para o Instituto Cultural Filarmônica quanto para o Estado e, principalmente, para nós, mineiros.
Neste sentido, reiteramos, conforme estabelecido no próprio Acordo de Cooperação Técnica entre o SESI/MG e a CODEMIG, nossa proposta de utilizar o espaço em plena sintonia com as atividades da Filarmônica.
São premissas desta proposta:
1) Garantir que a Orquestra Filarmônica continue utilizando a Sala Minas Gerais, em articulação com as atividades que o SESI/MG irá desenvolver no espaço.
2) Caso a gestão da Sala Minas Gerais pelo SESI/MG gere superávit, este será reinvestido preferencialmente em ações da Filarmônica, lembrando que a FIEMG tem sido valorosa parceria da Orquestra na obtenção de patrocínios culturais.
3) O compromisso do SESI/MG de utilizar a Sala Minas Gerais em favor da cultura, respeitando as suas características técnicas, conforme os limites estabelecidos no termo de parceria celebrado com a CODEMIG.
4) Impulsionar as atividades culturais no espaço Mineraria e nos demais equipamentos do complexo, com o intuito de ampliar a presença da arte contemporânea e da gastronomia e, consequentemente, o número de visitantes que poderão usufruir cada vez mais deste grandioso empreendimento.
5) Os custos serão rateados conforme o percentual de utilização do espaço e respeitando integralmente as diretrizes dos órgãos de controle (TCU e TCE), responsáveis por auditar as contas do SESI/MG e da CODEMIG.
Lamentamos profundamente a disseminação indevida de notícias que jamais corresponderam à realidade dos fatos. O canal de comunicação está aberto, bem como as nossas solicitações, já formalizadas, de reunirmos as equipes para as melhores tratativas.
Por fim, o SESI/MG, com a publicação desta carta, espera restabelecer a confiança, sempre em busca do desenvolvimento e promoção da cultura mineira, não apenas no Estado, mas em todo o Brasil e no mundo.
Belo Horizonte, 11 de abril de 2024
Atenciosamente,
Flávio Roscoe Nogueira
Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais